Huffpost Brazil

13 destinos IMPERDÍVEIS próximos ao Rio de Janeiro

Publicado: Atualizado:
ANGRA DOS REIS
iStockphoto
Imprimir

Desde seus cartões postais aos points boêmios e culturais, tudo é motivo para estender sua permanência no Rio de Janeiro. Mas uma volta pelo Estado pode deixar sua viagem ainda mais inesquecível. Preparamos uma lista com 13 lugares que você não pode perder em um roteiro partindo da capital carioca. É hora de pegar a estrada!

Os destinos ficam a até 250km de distância da cidade maravilhosa: dá pra fazer o esquema "bate e volta", ou, se preferir, pernoitar nos locais. No Brasil By Bus e no ClickBus, você pode consultar os horários de ônibus e adquirir sua passagem com segurança usando PayPal. Se preferir passar mais de um dia nas cidades, não se esqueça de fazer sua reserva em um hotel ou pousada antes. Sites como o Hotel Urbano poderão te ajudar na tarefa.

1. Arraial do Cabo
Mar de águas cristalinas, com um tom turquesa deslumbrante. São 164km de estrada ou três horas de ônibus até um cenário de tirar o fôlego! Ao chegar, se entregue à beleza das praias. Ah, em Arraial do Cabo, ainda se encontram os melhores pontos do país para a prática do mergulho.

Distância da capital: 164km
Duração de ônibus: 3 horas

2. Petrópolis
A cidade fica a 70km da capital e é um dos locais mais badalados do Estado. A arquitetura colonial, com destaque para os palácios e casarões, é traço da presença da família imperial, que passava ali as férias de verão. Se até a realeza escolhia este destino nos seus momentos de folga, não será você que perderá a oportunidade de se deliciar com a cidade, não é mesmo?

Distância da capital: 70km
Duração de ônibus: 1h30

3. Cabo Frio
Mar cristalino e dunas de areia. Além de ser um balneário para jovens e famílias, Cabo Frio tem ventos fortes, favoráveis ao iatismo, e rica vida marinha nas ilhas Comprida e do Papagaio, chamariz para o mergulho. À noite, o programa indicado é o calçadão do Boulevard Canal, que reúne bares e restaurantes. Na contra mão da badalação, o bucólico bairro da Passagem oferece uma pracinha com barzinhos.

Distância da capital: 156km
Duração de ônibus: 3 horas

4. Angra dos Reis e Ilha Grande
Conhecer Angra dos Reis de verdade exige dias: são mais de 2 mil praias. Se o tempo for curto, Ilha Grande ou a Praia do Anil são as principais opções para quem quer curtir os encantos marinhos e terrestres. Em Ilha Grande, uma opção de hospedagem é a Pousada Lagamar, que possui ótima localização para quem deseja se aventurar em trilhas com destinos paradisíacos.

Distância da capital: 170km
Duração de ônibus: 3 horas

5. Paraty
A Veneza brasileira! A cultura está sempre presente em Paraty, capital da principal feira literária do país, a Flip. A riqueza intelectual se mistura à exclusividade de suas praias mais remotas, e caminhar por suas ruas significa viajar no tempo. Prepare-se para percorrer as várias trilhas da cidade.

Distância da capital: 248 km
Duração de ônibus: 4h30

Uma foto publicada por buzios (@buzios) em

6. Armação de Búzios
Ainda na década de 1960, Brigitte Bardot se encantou pelo então vilarejo de pescadores da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. E a atriz francesa tinha muita razão! Armação de Búzios é o destino romântico certeiro para casais em lua de mel. Além das paisagens paradisíacas, os hotéis, com acomodações de frente para o mar, como o Casas Brancas Boutique Hotel & Spa, dão o tom de paraíso secreto.

Distância da capital: 175 km
Duração de ônibus: 2h50

7. Penedo
Rodeada pelas belas montanhas do Parque Nacional de Itatiaia, Penedo se destaca pelo clima frio e pelos passeios ecológicos. A cidade é um excelente lugar para quem procura aventura e cachoeiras. Um passeio de quadriciclo ou de jardineira pode te levar até o ponto alto de Penedo, de onde terá uma bela vista da cidade.

Distância da capital: 178 km
Duração de ônibus: 3h10

8. Vassouras
Vassouras hoje mescla a história do período áureo da produção de café no Rio de Janeiro com o turismo. A Cidade dos Barões mantém suas construções coloniais no centro, e seus casarões nas antigas fazendas, onde era produzido o "ouro verde". Muitas estão abertas à visitação - com direito a lanche típico. Uma boa dica é visitá-la em julho, quando acontece o Festival do Vale do Café.

Distância da capital: 121 km
Duração de ônibus: 2h25

9. Niterói
Do outro lado da ponte, Niterói revela muito mais que praias e passeios pelo Parque da Cidade e pelo Mercado do Peixe. Invista no turismo de contemplação. Pelo bairro de Jurujuba, comece a visita na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, uma das mais belas do Brasil. De lá, vá para o Forte do Barão do Rio Branco e Forte de São Luiz. A vista é de cair o queixo! Seu dia pode terminar no Museu de Arte Contemporânea, planejado por Oscar Niemeyer, onde vale tanto visitar as exposições como fazer uma caminhada pelo calçadão.

Distância da capital: 21 km
Vá de táxi!

10. Resende e Visconde de Mauá
Resende oferece cenários de natureza exuberante: matas, rios, montanhas e cachoeiras são fonte de paz e tranquilidade para os turistas. Na cidade, um dos destinos mais conhecidos é o distrito de Visconde de Mauá. Escondida na Serra da Mantiqueira, a 1.300 metros de altitude - um dos pontos mais altos do Estado -, oferece lugares para relaxar e fazer caminhadas. Possui gastronomia requintada e pousadas aconchegantes, perfeitas para programas românticos e em família.

Distância da capital: 167 km
Duração de ônibus: 2h30

11. Teresópolis
Teresópolis se destaca pelo clima frio, pela história e pela arquitetura colonial. Além de cenários românticos e uma tradicional feirinha de artesanato, conta com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, reduto dos aventureiros. Lá, a 1.692 metros de altitude, na divisa com Guapimirim, está um dos principais cartões-postais do território fluminense, o pico Dedo de Deus. Os apaixonados por futebol ainda podem visitar a Granja Comary, Centro de Treinamento da seleção brasileira.

Distância da capital: 97 km
Duração de ônibus: 2 horas

12. Rio das Ostras
Situada na Região dos Lagos, Rio das Ostras é famosa por suas praias. São 28 km de litoral, que, em sua maioria, oferecem águas calmas. Os amantes da simplicidade podem optar pelo circuito Eco-Rural da cidade, que reúne campo, montanhas e lagos. Não deixe de conhecer o Parque dos Pássaros, com trilha na mata Atlântica.

Distância da capital: 170 km
Duração de ônibus: 2h40

13. Nova Friburgo
Uma das cidades mais frias do Rio de Janeiro, Nova Friburgo carrega uma forte influência das culturas suíça e alemã, percebida, principalmente, em sua gastronomia. Já são tradicionais em seu calendário o Festival de Queijos e Vinhos, o Festival da Cerveja e o Festival de Inverno. A cidade também é uma excelente opção para quem curte ecoturismo, pois conta com trilhas, cachoeiras e diversas piscinas naturais.

Distância da capital: 140 km
Duração de ônibus: 2h40

Extra: Ilha de Paquetá
Não, indo para Paquetá você não estará saindo da capital, já que ela é, na verdade, um bairro da cidade. Mas o passeio vale muito a pena! Chegando lá, a única forma de deslocamento é por bicicletas, charretes e jardineiras. Isso mesmo, nada de automóveis. O clima de cidade do interior em plena capital é uma delícia.

Distância da capital: 15 km
O acesso é feito através de catamarã ou barca pela estação das barcas na Praça XV. O trajeto dura de 50 a 70 minutos.

Acompanhe a seção 100% Carioca com PayPal para descobrir também as melhores dicas na cidade maravilhosa.