Huffpost Brazil

Homenagem de Leslie Jones a Whoopi Goldberg prova que representatividade importa - e muito! (VÍDEO)

Publicado: Atualizado:
Imprimir

"Eu só queria agradecer do fundo do meu coração pelo que você fez pelas mulheres negras. Pelo que você fez pelos comediantes negros."

Com a frase acima Leslie Jones terminou sua homenagem emocionante à Whoopi Goldberg, no programa norte-americano The View, nesta quinta (14).

A atriz negra que atua no novo Caça-Fantasmas contou como o universo da comédia sempre esteve presente em sua casa por influência de seu pai. E que quando viu Whoopi na televisão pela primeira vez, disparou a chorar por ter enxergado alguém igual a ela ocupando aquele espaço:

"Oh, meu Deus! Tem alguém na televisão que se parece comigo! Ela parece comigo, pai! Eu posso aparecer na TV, eu posso fazer isso, olhe para ela! Parece comigo!"

Desde então, a comediante se tornou grande fã de Whoopi e a tomou como inspiração para sua carreira. Ela inclusive contou que quando estava na faculdade, numa aula de comunicação, encenou a primeira cena que viu Whoopi fazendo na TV.

Para finalizar sua fala, Leslie se direcionou à Whoopi e fez um discuso que emocionou tanto a si mesma como a todos do programa:

"Eu só queria agradecer, do fundo do meu coração, porque hoje eu sei o que eu estou fazendo! Sei que quando eu coloco a roupa dos caça-fantasmas e uma garotinha me vê na TV, ela pode falar: 'Eu posso fazer isso!' E foi você [Whoopi] que me deu isso e eu te amo. Eu te amo pelo que você fez pelas mulheres negras. Te amo pelo que você fez pelos comediantes negros. E eu te amo."

A fala de Leslie é forte e demonstra a importância e a potência de poder se enxergar no mundo.

Para uma mulher negra, não se ver representada nos espaços restringe a projeção que elas podem fazer de si mesmas, o que mina a autoestima e aumenta as inseguranças.

Representatividade de qualidade importa, sim, e muito.

O vídeo foi publicado no Facebook e legendado por Carolina Porfírio, a ilustradora dos desenhos feministas Fight Like a Girl. A postagem viralizou nesta sexta (15) alcançando mais de 1.500 compartilhamentos e 800 curtidas em duas horas.

LEIA MAIS:

- Este vídeo de Serena Williams declamando um poema da ativista Maya Angelou vai te deixar arrepiado

- Nos quadrinhos da Marvel, Homem de Ferro será substituído por garota negra

- Marca de lingerie lança coleção nude para TODOS os tons de pele

Também no HuffPost Brasil

Close
Superafro: O poder da mulher negra
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção