Huffpost Brazil

'Formation' à brasileira: MC Carol denuncia violência policial e critica Lava Jato em novo funk

Publicado: Atualizado:
CAROL
I Hate Flash
Imprimir

Na madrugada desta quinta-feira (14) a funkeira Carolina de Oliveira Lourenço, a MC Carol, surpreendeu os fãs com o lançamento de Delação Premiada, seu novo single.

A surpresa veio pelo tom denso e politizado da faixa. A cantora já havia conquistado fãs pelo viés feminista de Meu Namorado é o Maior Otário e pela denúncia do genocídio de povos indígenas de Não Foi Cabral, mas em Delação Premiada as questões são outras e o tom mais sério.

Sob pesadas batidas de trap funk, a MC crítica a violência policial nas favelas cariocas e o tratamento diferenciado que empresários e políticos criminosos recebem da Justiça no Brasil - em especial os investigados pela Operação Lava Jato.

Ela também relembra casos polêmicos envolvendo policiais, que ganharam repercussão na mídia, como o sumiço do pedreiro Amarildo (depois de ser levado a uma Unidade de Polícia Pacificadora em 2013) e a morte do dançarino DG.

Um dos trechos da canção diz:

“Para o favelado abrir a boca, é choque e porrada / O rico, se falar a verdade, ganha recompensa / Delação premiada de pobre é tortura.”

Ouça o funk na íntegra:

À Folha de São Paulo, a funkeira criada no Morro do Proventório falou sobre a estrutura de seu novo single:

"É um funk proibidão, mas demos uma camuflada, porque eu não quero ser tachada como cantora de proibidão —quando os policiais pegam esses funkeiros, agridem, levam preso, às vezes matam."

E também sobre sua intenção dentro do funk:

"O funk é uma libertação, uma forma do favelado se comunicar e mostrar o que acontece dentro da comunidade para as pessoas que não sabem. Quero contar coisas que acontecem lá todos os dias: um morador inocente que é morto, uma criança que leva uma bala na cabeça. Não são todos os casos que vão parar na televisão.”

Delação Premiada teve forte repercussão nas redes sociais.

No Twitter, muitos usuários compararam ao funk à Formation, hit também politizado da cantora Beyoncé. Nesta sexta-feira (15), a funkeira ficou entre os assuntos mais comentados do microblog no Brasil.

LEIA MAIS:

- Karol Conka e MC Carol no Lollapalooza: Vai ter negra empoderada no palco sim!

- Mais uma aula de feminismo: Pitty pede fim de grito de 'gostosa' em DVD

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
Violência no Complexo do Alemão
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção