Huffpost Brazil

Haddad quer pagar paulistano que trocar carro ou ônibus por bicicleta

Publicado: Atualizado:
FERNANDO HADDAD
NELSON ALMEIDA via Getty Images
Imprimir

Para incentivar o uso de bicicletas nas ruas de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad está planejando criar um sistema de recompensas que poderá substituir o bilhete único. O chamado bilhete mobilidade prevê créditos em dinheiro ou descontos em outros serviços de transporte ou em estabelecimentos, calculados de acordo com o trajeto e horário percorridos por ciclistas.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a ideia é estimular os paulistanos a trocarem carros e ônibus por bicicletas em percursos cotidianos, e assim, acumularem crédito que podem ser convertidos em descontos em ônibus, táxis e Uber ou utilizados em estabelecimentos credenciados, como uma espécie de programa de milhagem. O projeto também prevê o resgate em dinheiro, como já acontece com a Nota Fiscal Paulista.

O projeto original foi proposto pelo vereador José Police Neto (PSD) e já foi aprovado pela prefeitura. A Câmara Municipal deve votar até o final do ano, com previsão de adoção do bilhete já em 2017.

Segundo Neto, a verba para a recompensa aos ciclistas viria do montante repassado às empresas de ônibus, que são cerca de R$ 2 bilhões por ano. "Temos que mudar essa lógica e usar melhor esse dinheiro. Ao incentivar o uso da bicicleta, tiram-se carros das ruas e passageiros dos ônibus superlotados", disse o vereador ao Estadão.

LEIA MAIS:

- Bicicleta: Veja como é uma manhã comum em Amsterdã (VÍDEO)

- Ilustração mostra a parcela de espaço público que dedicamos aos carros

Também no HuffPost Brasil

Close
Haddad participa de pedalaço
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção