Huffpost Brazil

Vale a pena? Motorista da Uber faz vídeo explicando os custos e lucros de um ano de trabalho

Publicado: Atualizado:
MOTORISTA DO UBER
Reprodução/YouTube
Imprimir

Ao mesmo tempo que a Uber faz o maior sucesso no Brasil, sindicatos dos taxistas e até mesmo os próprios motoristas do aplicativo reclamam da baixa rentabilidade e condições precárias de trabalho, alegando que muitos "pagam para trabalhar."

Mas, afinal, quanto será que ganha um motorista da Uber?

Um vídeo que está bombando na internet dá uma ideia do quanto trabalhar para a Uber pode ser lucrativo em tempos de crise, com mais de 11,4 milhões de brasileiros desempregados.

No vídeo de cerca de 13 minutos, o motorista chamado Marlon detalha todos os custos, como combustível, manutenção, limpeza, celular, IPVA, e o faturamento que teve com as corridas por um ano (cerca de 42 horas por semana) como motorista do aplicativo.

Depois de descontar todos os gastos do faturamento total, o motorista conta que é possível lucrar cerca de R$ 850 por semana, o equivalente a um salário mínimo mensal. O vídeo já teve mais de 600 mil visualizações.

Apesar dos ganhos impressionarem muitos, internautas apontaram que o motorista não levou em consideração direitos estabelecidos pela CLT, como férias remuneradas e 13º salário, nem o recolhimento do INSS e pagamento do imposto de renda no mesmo ano. A depreciação do carro durante o período de trabalho também não foi contabilizada.

Mas, para Marlon, a alternativa ainda é válida. "Ser motorista Uber não é emprego, é trabalho, são coisas diferentes", destacou. "Se não tem emprego, tem trabalho, simples assim!"

* Nota: A editora-chefe do The Huffington Post, Arianna Huffington, é membro do board de diretores da Uber e se recusou a ter qualquer participação na cobertura do site sobre a empresa de tecnologia.

LEIA MAIS:

- O Uber não é tudo isso, mas é a salvação dos taxistas

- Uber vai fazer corridas gratuitas para buscar doações de agasalhos em São Paulo e Campinas

Também no HuffPost Brasil

Close
Protesto contra o Uber
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção