Huffpost Brazil

Cavalaria Moderna: Este espanhol recriou os passos de Dom Quixote com sua armadura e bicicleta

Publicado: Atualizado:
DOM QUIXOTE
Espanhol percorre rota de Dom Quixote de bicicleta | Reprodução/Facebook
Imprimir

Entre a realidade e a fantasia, ele resolveu misturar as duas.

José Ramón Gándara sonhava em ser policial, mas assim como Dom Quixote, que queria ser cavaleiro, o jovem falhou em seu objetivo.

Ele decidiu, porém, dar um novo tom à sua rotina e trocou sua vida cômoda na cidade para aventurar-se nos caminhos da obra de Cervantes.

O espanhol de 32 anos é designer gráfico e trabalhava como segurança em um hospital, mas decidiu largar o emprego para percorrer parte do trajeto feito por Dom Quixote. Se o personagem do romance buscava aventuras inimagináveis, o ex-guarda desejava ter um tempo para refletir sobre suas dúvidas existenciais.

De acordo com a Folha, ele disse que depois que leu o clássico de Miguel de Cervantes, em 2012, ficou "alucinado" com a história.

Três anos depois, Gándara decidiu refazer o percurso com a sua bicicleta e vestido com uma armadura feita por ele. Toda a aventura, que terminou em El Toboso, como no livro, foi devidamente fotografada e acompanhada pela leitura da obra. Em suas redes sociais, o viajante compartilhou momentos especiais da trajetória.

Durante cinco dias intensos, ele percorreu 250 quilômetros e sete cidades.

Segundo a Folha, ele esperava chegar aos lugares e lia os trechos onde eles haviam acontecido. "Entrei na cidade à noite, bem como na cena do livro. Sentei na praça, em frente à catedral, e li por horas", contou sobre sua experiência em El Toboso.

Cuando el año pasado empecé esta aventura no tenía ni idea de que se acercaba el aniversario de la muerte de Cervantes! simplemente necesitaba hacerlo. Este ha sido un viaje que ha marcado un antes y un después en mi vida, un cambio personal hacia mejor... No esperaba que tuviese tanta repercusión y os doy las gracias desde aquí a todos los que me seguís porque sois mis escuderos virtuales, y ahora... CABALGUEMOS SANCHO!!!! #Traslospasosdelquijote #donquijote #donquijotedelamancha #donquixote #Molinos #castillalamancha #campodecriptana #montiel #cervantes #literatura #igread#diadellibro #tourism #cervantes400 #aventura #travelgram #400c #cervantes400molinos #molinosyquijote @iberdrolagrupo #pardiez! #Semevalaolla #leedmalditos

A photo posted by Tras los pasos del Quijote (@traslospasosdelquijote) on


Talvez Gandára seja o exemplo clássico daquilo que Cervantes escreveu: "Aquele que lê muito e anda muito vê muito e sabe muito".

LEIA MAIS:

- 12 coisas que o mundo pode aprender com a Espanha

- Este livro de 400 anos atrás pode ser a primeira ficção científica de todas

Também no HuffPost Brasil

Close
O Sonho de Dom Quixote SPCD
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção