Huffpost Brazil
Caio Delcolli Headshot

'Castelo Rá-Tim-Bum': Tíbio e Perônio falam sobre diversidade, entretenimento infantil e a Rio 2016

Publicado: Atualizado:
TIBIO PERONIO RODA VIVA
Tíbio (Flávio de Souza) e Perônio (Henrique Stroeter) na TV Cultura | Divulgação
Imprimir

“Olá! Olá!” Tíbio e Perônio estão de volta.

Os queridos cientistas gêmeos da série Castelo Rá-Tim-Bum, interpretados por Flávio de Souza, 60, e Henrique Stroeter, 53, respectivamente, estiveram na sede da TV Cultura em São Paulo nesta terça-feira (19) para trocar ideia com a imprensa sobre o retorno dos personagens.

Ambos ícones da divulgação científica no entretenimento infantil, Tíbio e Perônio voltam ao laboratório em uma websérie – de cinco episódios de três minutos cada – para explicar as tecnologias desenvolvidas para os Jogos Olímpicos e Paralimpíadas deste ano que ficam como legado para o Rio de Janeiro, sede do evento.

Empolgados – Perônio quase derramou toda a água do copo do suporte, enquanto fazia sua cadeira girar incessantemente –, os atores, caracterizados como os cientistas, responderam tanto por si quanto pelos personagens.

Eles conversaram com o HuffPost Brasil sobre como o entretenimento infantil pode abordar questões de identidade de gênero e orientação sexual.

“Com verdade, coerência e ciente de que você está escrevendo para crianças”, sugeriu Stroeter. “Da mesma maneira que ele [o entretenimento] contribui para falar sobre ciência, esportes, qualquer coisa. Eu não acredito que exista diferença entre uma coisa e outra.”

“E de preferência com humor”, disse Souza.

Stroeter complementou: “Exatamente. Você deve pensar no público para o qual está escrevendo com verdade, coerência e diversão”.

Os atores não se mostraram felizes com a atual programação destinada a crianças na TV brasileira.

“É uma coisa muito desprezada. E é muito maluco”, disse o intérprete de Perônio.

“O Silvio Santos, fazendo novelas infantis, cresceu a audiência dele em dez pontos. Ele tinha uma audiência no horário de quatro, cinco pontos, agora tem uma de dois dígitos. Ele olhou e falou: ‘Tem um público!’ E aí ele colocou uma novela infantil, como Carrossel, com uma linha de diversão para as crianças.”

tibio e peronio

O ator paulistano lamenta que na TV há um “espaço imenso” não utilizado para conteúdos infantis.

“Eu fico abismado como as outras emissoras não perceberam isso. Pense assim: subiu dez pontos de uma emissora popular. O Silvio percebeu isso. E a TV Cultura está com os pés atrás”, comentou.

'Lá vem o Tíbio e o Perônio'

E é claro que o HuffPost Brasil não perdeu a chance de conversar com gêmeos geniais em pessoa sobre a Rio 2016.

Tíbio, animado, contou que se ele e o irmão fossem organizadores do evento, fariam competições culturais e científicas com as crianças. “Todos ganhariam medalhas de ouro.”

“Se os dois fossem atletas nas Olímpiadas”, perguntamos a eles, “em quais esportes eles ganhariam medalhas?”

“Isso é muito fácil de responder. Seria o voo das borboletas!”, respondeu Perônio, mais uma vez tocando em seu assunto predileto. “Eu ganharia a medalha de ouro, de prata e zombra. Eu e o Usain Bolt.”

“Tem golfe?”, perguntou Tíbio.

“Sim, tem”, respondeu o outro. “Junto com o voo das borboletas!”

Tíbio, o gêmeo mais sóbrio, contou que seria um golfista. “Tenho um talento natural para atirar coisas a distância”, disse.

“Os seus cálculos seriam fundamentais para isso”, complementou Perônio. “E o Tatatossauro, que é nossa arma secreta, iria ajudá-lo.”

LEIA MAIS:

- Sétima temporada de 'Game of Thrones' terá apenas sete episódios

- Agora você pode fazer 'mixtapes' do que quiser ver na Netflix

- Marvel e Fox unem superpoderes para produzir nova série do universo 'X-Men'

Também no HuffPost Brasil:

Close
Renzo Agresta, a esgrima e a luta por uma medalha na Olimpíada
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção