Huffpost Brazil

8 tweets que provam que nenhum homem deveria sentir vergonha da depressão

Publicado: Atualizado:
Imprimir

depressão

Como homem, mostramos nossos sentimentos do nosso próprio jeito. Gostamos de estar no controle das nossas emoções (ou pelo menos parece que gostamos); queremos ser vistos como fortes e estáveis.

É uma expectativa cultural que aprendemos ao crescer, de acordo com o Dr. John S. Ogrodniczuk, professor de psicoterapia na Universidade de British Columbia. “O chavão ‘Homens não choram’ prevalece”, escreveu ele em um estudo de 2011 sobre o tema.

Mas para milhões de homens que sofrem com depressão, estas expectativas podem fazer com que a vida seja bem difícil. É por isso que organizações como o Heads Up Guys (Caras de Cabeça Erguida, em tradução livre), baseada em Vancouver, estão divulgando a ideia que a depressão não é sinal de fraqueza — ao contrário, “[é] fato. Homens ficam deprimidos.“

Eles querem dissipar conceitos equivocados sobre a depressão, tal como o fato da condição ser um sinal de fraqueza, que mostra pouca masculinidade ou outras ideias sobre a experiência de ser “homem de verdade”. Na verdade, a depressão é uma doença real e tem tratamento; a tristeza é uma emoção que todos sentem, inclusive homens.

A verdadeira força está em enfrentar seus desafios e assumir o controle da sua vida — e pode incluir terapia, remédios e uma prática de meditação mindfulness, ou atenção plena, entre outras coisas.

A depressão, uma das doenças mentais mais comuns nos Estados Unidos e que lidera a aflição para adultos e adolescentes entre 15 a 44, é apenas um dos temas que estamos observando durante a Semana Nacional de Saúde Masculina.

Apenas saiba disso: você não está sozinho.

E o Twitter sabe. Com hashtags como #EuNãoTenhoVergonha, #OqueVocêNãoVê e #DoenteMasFracoNão, os homens estão tuitando suas experiências e provando que a depressão não é motivo para sentir vergonha.

#eunãotenhovergonha que minha TEPT surgiu após realizar um serviço honroso. Tenho vergonha das pessoas que afirmam que não é real ou que eu sou só um covarde.

#OqueVocêNãoVê é como sou extremamente grato quando as pessoas me aceitam apesar de qualquer dificuldade que tenha.

#QuandoPensonasDoençasMentais Agradeço pelo poder do conflito que suportei pois me deu uma perspectiva que eu nunca teria tido.

#EuNãoTenhoVergonha dos meus problemas de #saúdemental. Sobreviver Duas Depressões significa que eu sou duas vezes foda #Depressão pode existir! #AcabecomOEstigma

#Eunãotenhovergonha de falar sobre as doenças mentais porque posso usar minhas experiências para ajudar os outros

#DoenteNãoFraco @DoenteNãoFraco @timesemvergonha#eunãotenhovergonha @lutadoresdeestigma A vida é uma jornada não um destino

#OQueVocêNãoVê As histórias por trás das cicatrizes

#QuandoPensoemDoençasMentais Eu lembro que não é algo que você pode ver, então seja amável com todos porque você nunca sabe o que eles estão sentindo.

TRADUÇÃO: SIMONE PALMA

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- ‘Mas você não parece estar deprimido': 22 relatos sobre o que não está visível na depressão

- ‘Diário da Mente' oferece um lugar seguro para que os homens se abram sobre suas emoções

- Quando termina a tristeza e começa a depressão?

Também no HuffPost Brasil

Close
Homens famosos derrubam estigma da saúde mental
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção