Huffpost Brazil

Michelle Obama confronta slogan de Trump e rouba a cena em convenção democrata

Publicado: Atualizado:
MICHELLE OBAMA
Mark Kauzlarich / Reuters
Imprimir

Democratas divididos sobre o futuro do partido concordaram em ao menos uma coisa na noite de segunda-feira durante a convenção nacional na Filadélfia: Michelle Obama foi a estrela.

A primeira-dama discursou em apoio à ex-primeira-dama e candidata à Presidência, Hillary Clinton, e descreveu os Estados Unidos como "o melhor país da Terra", confrontando o slogan do republicano Donald Trump de "vamos tornar os Estados Unidos grandes de novo", e colocando a multidão de pé e trazendo um pouco de unidade á convenção.

(Leia a íntegra do discurso, em inglês)

"Eu acordo todas as manhãs em uma casa que foi construída por escravos, e olho minhas filhas, duas lindas, inteligentes, jovens negras, brincando com os cachorros no jardim da Casa Branca", disse Michelle Obama.

O marido de Michelle, o presidente Barack Obama, recebe há anos elogios por suas habilidades de oratória. Mas na noite de segunda-feira, os maiores elogios tiveram a primeira-dama como destinatária.

"Nunca deixe ninguém dizer que este país não é grande, que de algum modo precisamos torná-lo grande novamente, porque atualmente este é o maior país da Terra", disse.

O discurso gerou grandes aplausos entre delegados no Wells Fargo Center, onde mais cedo houve vaias pela derrota de Bernie Sanders nas primárias partidária para Hillary Clinton.

"Essa eleição, e toda a eleição, é sobre quem vai ter o poder de formar nossas crianças pelos próximos quatro ou oito anos e nossas vidas. E eu estou aqui nessa noite porque nessa eleição, há apenas uma pessoa em quem eu confio essa responsabilidade, e é nossa amiga, Hillary Clinton."

"Por causa de Hillary Clinton, minhas filhas e todas as nossas filhas já dão como certo que uma mulher pode ser presidente dos Estados Unidos", disse Michelle, que discorreu ainda sobre a importância dos pais na educação dos filhos e sobre como o presidente da nação será exemplo para as crianças dos EUA.

"Toda a palavra que falamos, tudo o que fazemos, nós sabemos que eles estão vendo", disse ela, como mãe e como primeira-dama. "Nós sabemos que nossas palavras e ações não importam apenas para as nossas meninas, mas para as crianças de todo o país".

Garry Mauro, chefe da delegação de Hillary no Texas, disse que o discurso de Michelle Obama foi "admiravelmente bom". Diversos usuários nas redes sociais elogiaram o discurso, enquanto outros destacaram o tom positivo usado em um ano eleitoral marcado por farpas.

De acordo com estatísticas publicadas pelo jornal britânico Telegraph, cerca de 40 tweets mencionando a primeira-dama dos EUA foram postados por segundo após a fala de Michelle. E o tweet mais compartilhado da noite foi do presidente dos EUA, falando, é claro, do assunto da noite.


"Discurso incrível feito por uma mulher incrível. Eu não poderia estar mais orgulhoso, e nosso país não poderia ser mais abençoado em tê-la como primeira-dama. Eu te amo, Michelle".

Também no HuffPost Brasil

Close
Eternos Namorados: Barack ❤ Michelle
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção