Huffpost Brazil

Hillary Clinton faz história e garante indicação democrata à Presidência dos EUA

Publicado: Atualizado:
HILLARY
Hillary é confirmada candidata do Partido Democrata | REUTERS/Scott Audette
Imprimir

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton assegurou nesta terça-feira (26) a nomeação do Partido Democrata para a disputa da Casa Branca neste ano, se tornando a primeira mulher na história norte-americana a encabeçar a chapa de um dos grandes partidos.

Em uma demonstração simbólica de unidade do partido, o ex-rival de Hillary, senador Bernie Sanders disse que Hillary deveria ser escolhida como candidata do partido durante a votação nominal de estado por estado na convenção democrata na Filadélfia.

Mais cedo, delegados de Dakota do Sul deram a Hillary 15 votos, lhe assegurando mais do que os 2.383 necessários para ganhar a nomeação. Hillary teve um total de 2.842, ante 1.865 votos para Sanders.

Depois de uma disputa dura com Sanders, Hillary vai agora representar o partido contra o escolhido republicano, Donald Trump, nas eleições de 8 de novembro.

Delegados gritaram “Hillary, Hillary”, quando a senadora Barbara Mikulski, de Maryland, apresentou formalmente o nome da candidata para a votação em ordem alfabética.

“Sim, nós quebramos barreiras. Eu quebrei uma barreira quando me tornei a primeira mulher democrata eleita para o Senado por direito próprio”, disse Barbara Mikulski. “Então é de todo o coração que eu estou aqui para indicar Hillary Clinton para ser a primeira mulher presidente”, afirmou.

Sanders já tinha endossado Hillary, que foi primeira-dama e senadora, mas alguns dos simpatizantes do democrata protestaram na Filadélfia contra o aparente apoio da liderança do partido para Hillary durante as primárias democratas.

Apoiadores de Hillary dizem que a sua vivência em Washington mostra que ela tem a experiência necessária para estar na Casa Branca durante momentos difíceis, quando os EUA tentam acelerar a recuperação econômica e enfrentam desafios relacionados à segurança no exterior.

Críticos a veem como complacente demais com os poderosos.

Close
12 fotos incríveis de Hillary Clinton
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

LEIA MAIS:

- Bernie Sanders declara apoio a Hillary Clinton para presidência dos EUA

- Só piora: Donald Trump defende uso de Estrela de Davi em imagem contra Hillary Clinton