Huffpost Brazil

Paes pede desculpa formal e ganha canguru da delegação australiana

Publicado: Atualizado:
EDUARDO PAES AUSTRALIA
ASSOCIATED PRESS
Imprimir

Em tom de diplomacia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), entregou a chave da Vila Olímpica, da Rio 2016, para a delegação da Austrália. Os australianos, por outro lado, entregaram ao prefeito um canguru de pelúcia e e uma camisa da seleção.

O gesto é simbólico por representar um pedido de desculpa. A delegação australiana criticou duramente as instalações dos prédios da vila. Chegou a dizer que as locações onde a Austrália se hospeda é “inabitável”.

Em resposta, o prefeito disse que estava "quase botando um canguru na frente para pular na frente deles”. Ele disse ainda que era "natural que você tenha algum tipo de ajuste a fazer, mas vamos fazer os australianos se sentirem em casa aqui”.

Nesta quarta-feira, ao fazer o pedido de desculpa formal, ele voltou a dizer que quer que os atletas se sintam em casa, mas evitou fazer piada.

“Meu segundo time na Olimpíada agora vai ser a Austrália. Vai ser fácil, porque a camisa é amarela também. Esta é uma cerimônia diplomática. Estive com os australianos e vi que a situação não estava boa, reconheci isso. Vim aqui para uma desculpa formal. Sei que o canguru é um símbolo do país e sei que não era momento de fazer brincadeira. Eu sabia que vocês se sentiriam em casa com um canguru aqui, mas as pessoas disseram que isso não era uma coisa educada de se dizer. Acabou causando um problema. Estou feliz por entregar a chave da Vila para a Austrália. Essa vai ser a única delegação que vai receber a chave da Vila. O Rio está aberto à Austrália. Tomara que ganhe muitas medalhas.”

A chefe de missão do país na Olimpíada, Kitty Chiller, minimizou o mal entendido:

"Quero agradecer, sei que você está muito ocupado nesses dias. Sabemos que o Rio de Janeiro é uma cidade muito bonita. Com pessoas incríveis. Sabemos que houve muitos desafios na última semana e muito esforço das pessoas para resolver tudo”, disse.

LEIA TAMBÉM:

- OURO PURO: Vai ter Karol Conka e MC Soffia JUNTAS na abertura das Olimpíadas

- Não eram só 'ajustes'? Metade dos prédios da Vila Olímpica não estão prontos

- Caótica e inabitável. Delegações internacionais detonam Vila Olímpica às vésperas dos jogos

Mais no HuffPost Brasil:

Close
Rio de Janeiro em ano de Olimpíadas
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção