Huffpost Brazil

Presidente da Apple fala sobre futuro em meio a preocupações sobre iPhone

Publicado: Atualizado:
IPHONE
Apple promete investir mais em realidade aumentada | REUTERS/Regis Duvignau/File Photo
Imprimir

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, garantiu a investidores nesta quarta-feira (27) que a companhia está preparada para guiar a próxima onda da tecnologia, em discurso em que abordou investimentos da companhia em inteligência artificial e realidade aumentada em um momento em que as vendas de iPhones recuam pelo segundo trimestre consecutivo.

Comentando sobre o sucesso do jogo Pokémon Go, Cook afirmou que a Apple está investindo pesadamente em realidade aumentada, tecnologia que sobrepõe informações a imagens do mundo real exibidas em telas de aparelhos como celulares.

Cook também ressaltou os investimentos da Apple em inteligência artificial, utilizada pela companhia para recomendar conteúdo aos usuários e descobrir padrões de utilização que melhoram a duração de baterias.<

Os comentários foram um pequeno vislumbre sobre o futuro enxergado pela gigante da tecnologia que guarda a unhas e dentes segredos sobre o desenvolvimento de seus próximos produtos. Analistas disseram que Cook precisa ser mais transparente diante da desaceleração das vendas de iPhones.

"Eles estão nesta posição estranha em que querem que o mundo saiba que estão trabalhando nisso, mas não têm nada para mostrar", disse Bob O’Donnell, da TECHnalysis Research.

Enquanto Google e Facebook promovem seus investimentos em realidade ampliada, a Apple ainda não fez nenhuma exibição pública de produto que incorpore essa tecnologia. Mas Cook ressaltou que a empresa está trabalhando duro na área.

"Nós temos investido e vamos continuar a investir muito nisso", disse Cook. "Acreditamos que há grandes coisas para os consumidores e grande oportunidade comercial", acrescentou.

No fronte de inteligência artificial, a Apple tem mais a mostrar, onde foi uma das pioneiras com a assistente pessoal Siri. Mas a companhia tem se esquivado de críticas de que tem ficado atrás de rivais como Amazon e Google e está sendo pressionada para recuperar terreno.

"Eles estão atrás e eles estão tentando recuperar terreno tanto na percepção quanto também de fato", disse Oren Etzioni, presidente do Allen Instituto para Inteligência Artificial e professor na Universidade de Washington.

Cook disse que a Apple encontrou uma maneira de equilibrar progresso em inteligência artificial e manter a privacidade dos usuários ao falar sobre recursos da próxima versão de seu sistema operacional.

Segundo ele, inteligência artificial e realidade ampliada vão reforçar a importância do iPhone. Ele afirmou que a companhia tem trabalhado para ter certeza que seus produtos vão funcionar corretamente com produtos de terceiros, como Pokémon Go.

"É por isso que você vê tantos iPhones por aí caçando Pokémons", afirmou Cook.

LEIA MAIS:

- Por que a Justiça brasileira vive bloqueando o WhatsApp -- e quando isso vai parar?

- 'Ele disse que eu estava realizando o sonho dele', conta garoto que elogiou Rei do iPhone

Close
A evolução do iPhone
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual