Huffpost Brazil

Executivo da HBO se enrola todo ao ser questionado sobre estupros em 'GoT' e 'Westworld'

Publicado: Atualizado:
WESTWORLD
Personagem de Evan Rachel Wood em 'Westworld' é estuprada | Reprodução/Facebook
Imprimir

Westworld nem estreou e já está causando polêmicas.

A nova série da HBO, que tem Rodrigo Santoro no elenco, foi tema de discussão em um evento com críticos de televisão e executivos do canal no último sábado (30).

Uma cena de estupro no primeiro capítulo do programa foi o gatilho para que os presentes questionassem a forma como as personagens mulheres são representadas nos programas da rede.

Após a exibição, Casey Bloys, presidente de programação da empresa, foi bombardeado com perguntas sobre a exibição de cenas de violência contra a mulher no canal. Além de Westworld, Game of Thrones e The Nigh Of, outras séries da HBO, foram citadas como exemplos de programas que veiculam um tratamento violento desproporcional às mulheres, com cenas de estupro.

Diante das críticas, Bloys ficou na defensiva. De acordo com o site The Mary Sue, houve um grande silêncio e o executivo só se pronunciou após ser questionado cinco vezes sobre o mesmo tema. Para ele, a violência dos personagens não era uma exclusividade das mulheres na programação da rede.

Os presentes, contudo, consideraram o posicionamento de Bloys "insatisfatório". No Twitter, críticos do The Hollywood Reporter, Collider e Vox comentaram a saia justa:

"Bloys não estava preparado para responder perguntas sobre se os dramas da HBO exagera no tratamento da violência sexual contra as mulheres."

"'Nós vamos matar todo mundo' não é a resposta ideal de uma pergunta que questiona a violência contra a mulher."

"As respostas de Boys sobre se a HBO tem cenas excessivas de violência sexual contra as mulheres são: 'Bem, as pessoas são assassinadas! Isso é ruim.'"

Diante do contexto, Lisa Joy, criadora da série ao lado de Jonathan Nolan, saiu em defesa do roteiro do programa:

"A violência sexual é uma questão que levamos a sério; é extremamente preocupante e assustadora. Ao retratá-la, nós nos esforçamos para não ser uma cena sobre a fetichização destes atos. Trata-se de expor o crime, que estabelece o tormento dos personagens dentro dessa história, e explorar as narrativas com dignidade e profundidade. É isso que o que procuramos fazer."

Westworld mistura o drama e a ficção científica e foi inspirado no filme de mesmo nome escrito e dirigido por Michael Crichton. O programa vai abordar a "consciência artificial" e a "evolução do pecado", de acordo com a descrição do site oficial.

"Situado no cruzamento do futuro próximo e do passado reinventado, explora um mundo em que cada apetite humano, não importa quão nobre ou depravado, podem ser tolerados."

O elenco da série de 10 episódios conta com nomes como Anthony Hopkins, Ed Harris, Sidse Babett Knudsen, Jimmi Simpson, Rodrigo Santoro, Shannon Woodward, Ingrid Bolso Berdal, Ben Barnes e Clifton Collins Jr.

LEIA MAIS:

- 'Game of Thrones': Fim de temporada pode confirmar teoria que muda tudo na série

- 'Game of Thrones' ultrapassa 'Breaking Bad' e se torna série com o melhor episódio da TV no IMDb

Também no HuffPost Brasil

Close
#PorTodasElas: Mulheres protestam contra Cultura do Estupro
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção