Huffpost Brazil

Barack Obama diz que Donald Trump não tem condições de ser presidente dos EUA

Publicado: Atualizado:
BARACK OBAMA
Chip Somodevilla via Getty Images
Imprimir

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira (2) que os ataques do candidato republicado à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, à família de um capitão norte-americano muçulmano morto no Iraque e sua falta de compreensão sobre questões críticas significam que Trump está "calamitosamente despreparado" para ser presidente.

"Tem de chegar um momento em que você diz 'basta'", disse Obama, se referindo a líderes republicanos que, disse o presidente dos EUA, têm repetidamente denunciado as declarações de Trump, mas que ainda continuam apoiando sua candidatura. Obama, que é democrata, fez a declaração na Casa Branca em entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong.

"Essa é a questão que eu penso que eles [os parlamentares republicanos] deveriam se perguntar: Se você está, repetidamente, tendo que dizer claramente que o que ele disse é inaceitável, porque vocês ainda o apoiam", afirmou Obama, se referindo nominalmente ao líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, e na Câmara, Paul Ryan.

Obama disse ainda que as gafes de Trump não são esporádicas. "Diariamente e semanalmente eles estão se distanciando das declarações que ele faz. Há que chegar um momento em que você diz que não pode apoiar uma pessoa assim para ser presidente dos EUA".

Tanto Ryan quando McConnell já rebateram falas de Trump por conta de propostas xenofóbicas como a de proibir muçulmanos de entrarem no país e também por causa de ofensas feitas pelo candidato aos mexicanos.

Para Obama, suas críticas vão além de "discordâncias políticas'.

"Eu reconheço que todos eles [os republicanos] discordam profundamente de mim ou da Hillary Clinton sobre a política de impostos ou alguns elementos da política externa. No entanto, já houve presidentes republicanos de quem eu discordei, mas nunca tive dúvida que eles poderiam exercer a função de presidente", afirmou o democrata, sobre uma das posições mais poderosas do mundo.

De acordo com uma pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (2) pela CNN
, Hillary conta com 52% das intenções de voto, e Trump com 43%. A pequisa foi conduzida por telefone entre 29 e 31 de julho com 1.003 adultos. A margem de erro é de 3.5 pontos, para mais ou para menos.

Também no HuffPost Brasil

Close
13 frases (apavorantes) de Donald Trump
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção