Huffpost Brazil

EBC ironiza ida de Temer à olimpíada e depois volta atrás

Publicado: Atualizado:
TEMER ESPORTES
Temer é ironizado em tuíte da EBC | Lula Marques / AGPT
Imprimir

Na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos no Rio, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) postou na manhã desta quinta-feira (4) em sua conta oficial um tuíte ironizando o presidente em exercício Michel Temer.

"Quando a pessoa escolhe passar vergonha… Planalto confirma Temer na abertura da Rio 2016", afirmava a publicação com o o link de uma matéria da Agência Brasil sobre o tema. O texto foi deletado posteriormente.

O diretor-presidente da EBC, Ricardo Melo, determinou a abertura imediata de sindicância interna para apurar as responsabilidades sobre o tuíte.

Melo considerou inadmissível a postagem e enfatiza que ela "não representa a posição da empresa" e que todos os esforços serão empreendidos para esclarecer a situação e tomar as providências cabíveis, segundo a nota publicada.

Na EBC desde a gestão da presidente afastada, Dilma Rousseff, Melo foi destituído da função quando Temer assumiu o Planalto. Ele voltou ao comando da estatal após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli.

Na ausência de Melo, a presidência da empresa ficou com o jornalista Laerte Rimoli. Durante esse período, foram demitidos funcionários supostamente ligados ao PT e extinto o termo “presidenta” nos textos, usado na gestão da petista.

Tanto Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo, quanto Moreira Franco, secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), já se manifestaram pelo fim da EBC.

O governo Temer discute a possibilidade de editar uma Medida Provisória que acabaria com o estatuto atual, extinguiria o conselho curador e mudaria o formato da emissora de televisão.

A empresa é subordinada à Casa Civil, comandada pelo ministro Eliseu Padilha, que também defende um enxugamento na estatal.

Após o tuíte irônico, Padilha voltou a criticar o uso partidário da EBC.

Mais cedo, o titular da Casa Civil disse não acreditar em manifestações contra Temer durante a abertura do jogos e afirmou que quem participar de protestos deverá "arcar com as consequências". "Quem tiver qualquer tipo de manifestação contrária ao evento estará jogando contra o Brasil, os brasileiros e contra si mesmo", completou.

As frentes populares Povo Sem Medo, Brasil Popular, Esquerda Socialista e a CSP-Conlutas organizam atos de "fora Temer"no Rio nesta sexta-feira. Um protesto está marcado para as 11h no calçadão em frente ao Hotel Copacabana Palace.

O interino embarca na manhã desta sexta para o Rio para participar da cerimônia de abertura. À tarde, ele se reunirá, no Palácio Itamaraty, antiga sede do Ministério das Relações Exteriores, com chefes de Estado e de governo e, à noite, irá ao estádio do Maracanã.

LEIA TAMBÉM

- Organização da Rio 2016 tem OPERAÇÃO ABAFA VAIAS contra Temer

- Temer pressiona e Renan antecipa votação do impeachment para dia 25

- BMW, Mercedes-Benz... As viagens do vice-presidente Temer eram PURO LUXO

Também no HuffPost Brasil:

Close
Manifestação contra Michel Temer
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção