Huffpost Brazil

Recado do COI para você: gritos de 'Fora Temer' estão proibidos na Olimpíada

Publicado: Atualizado:
FORA TEMER
Reprodução
Imprimir

A partir de hoje, torcedores que levaraem cartazes com qualquer mensagem política, comercial ou até mesmo religiosa serão retirados pelos seguranças das arenas. Ontem, o HuffPost Brasil mostrou dois casos em que torcedores gritaram "Fora, Temer"e foram expulsos de competições em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Segundo o Comitê Olímpico Internacional, quem insistir em levantar qualquer placa "será gentilmente retirado".

"Nós queremos arenas limpas", disse Mario Andrada, coordenador de Comunicações da Rio-2016. "Qualquer mensagem de cunho político, comercial ou religioso não é permitida. É nossa função proteger as empresas que compraram direitos e investiram dinheiro nos Jogos. Além disso, outro motivo, mais importante até, é que os Jogos Olímpicos se pautam pela inclusão, e estes tipos de manifestação dividem, não são inclusivas", afirmou.

Essa decisão do COI e da Rio-2016 baseou-se em um decreto olímpico assinado pela presidente afastada Dilma Rousseff. Na lei, consta que é "proibido ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas. Também diz que "não se pode utilizar bandeiras para outros fins que não o da manifestação festiva e amigável."

As vaias, no entanto, estão liberadas. "Se fôssemos tirar do estádio quem estiver vaiando, teríamos de tirar boa parte do público da cerimônia de abertura. Vaiar e xingar você não tem como controlar, nem é o caso. Um cartaz muito grande, mesmo de outros temas, pode poluir visualmente, a questão é visual", garantiu Mario Andrada.