Huffpost Brazil

NYT: Repressão a protestos contra Temer na Rio 2016 questiona liberdade de expressão

Publicado: Atualizado:
PROTESTO
REUTERS/Pedro Fonseca
Imprimir

A expulsão de quem tenta protestar contra o presidente em exercício, Michel Temer, chamou atenção do New York Times. A publicação americana levantou o debate sobre o limite da liberdade de expressão no Brasil.

O New York Times destacou o posicionamento do comentarista esportivo Juca Kfouri. Na opinião dele, as expulsões são “repressões estúpidas”. “Só encorajam novos protestos”, afirmou.

Para a publicação, os protestos em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro mostram a baixa aprovação de Temer. Ressalta ainda que a presidente afastada, Dilma Rousseff, também é profundamente impopular.

O NYT acrescenta que Temer é citado na delação da Odebrecht, na qual ele teria recebido mais US$ 3 milhões, em propina, para o PMDB.

Destaca ainda que ele foi vaiado e placas de “Fora Temer” foram erguidas, dentro do estádio, na cerimônia de abertura, e que vários vídeos circulam na internet com a ação truculenta da polícia para reprimir o manifestantes.

Segundo o NYT, o Ministério da Justiça declarou que uma das expulsões ocorreu porque estava interrompendo a concentração dos atletas. “Curiosamente, muitos fãs brasileiros estavam chamando atenção pelas vaias altas em outras competições não tiveram o mesmo tratamento”, enfatiza o NYT.

Mario Andrada, porta-voz do Rio 2016, disse, em entrevista, segundo a reportagem, que a Carta Olímpica proíbe propaganda política. “As pessoas que violarem as regras serão convidadas a se retirar.”

Brasileiros ouvidos pela reportagem, entretanto, não concordam. “Cidadãos devem ter o direito de se manifestar de maneira pacifica”, disse o professor de engenharia Gabriel do Nascimento Guimarães, 31 anos.

LEIA TAMBÉM:

- Luciano Huck sobre vaias na Maracanãzinho: 'Tem a ver com a situação do país'

- Recado do COI para você: gritos de 'Fora Temer' estão proibidos na Olimpíada

- Censura na Olimpíada: Torcedores gritam 'Fora, Temer' e são expulsos no Rio e em BH

Mais no HuffPost Brasil:

Close
Como você se sente sobre o Rio 2016?
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção