Huffpost Brazil

Acima do peso, nadador etíope fica em último e é... Ovacionado!

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Ao se posicionar na borda da piscina, Robel Kiros Habte chamou atenção por ser o único atleta em que a barriga não exibia tantos músculos assim. Ao entrar na água, o seu desempenho nos 100 metros livres também não foi o melhor de todos na natação da Rio 2016: o atleta chegou com quase 10 segundos de atraso em relação aos outros nadadores.

Mas nem por isso ele ficou atrás quando se trata do espírito olímpico. Pelo contrário, o nadador etíope, o único representante do país na modalidade, foi ovacionado pelo público do Estádio Aquático ao finalizar a prova em última posição.

robel kiros habte

Habte é o exemplo de como o esporte é capaz de ir além dos pódios, já que para muitos atletas como ele as medalhas pouco importam e a grande vitória é mesmo poder vivenciar uma competição entre os melhores do mundo.

"Acho que sou o único nadador profissional na Etiópia. Ser nadador lá não é comum. Todas as pessoas vão para a corrida. Eu achei a natação e gostei. Queria fazer um esporte diferente", contou o nadador de 24 anos.

O atleta começou a se dedicar ao esporte há cerca de quatro anos. Ele chegou a fazer alguns treinamentos em Milão, na Itália, e depois tentou transmitir o que aprendeu aos seus companheiros na Etiópia, de acordo com o UOL.

"Sou profissional há quatro anos, mas na verdade não dá para ter uma vida confortável na Etiópia como nadador. Trabalho como treinador, e é assim que pago minhas contas."

Apesar das dificuldades, ele não conseguiu conter a emoção ao falar de sua estreia olímpica:

"Não foi meu tempo hoje. Faço 59s, mas nadei 1min04 hoje. Não sei dizer por quê. Mas é uma edição de Jogos Olímpicos, é grande, e eu estou muito feliz. Acho que a Olimpíada é o sonho de todos os atletas. É assim para mim. Eu treinei em Milão há dois ou três anos. Competi muito por lá, e isso ajuda a explicar a evolução."

LEIA MAIS:

- Joanna Maranhão é alvo de ataques nas redes, mas dá o recado: 'O ódio será revertido para combate à pedofilia'

- Estamos sem entender o quanto Simone Biles é FANTÁSTICA!

Também no HuffPost Brasil

Close
Copa UPP, onde o futebol reina entre PMs e comunidades do Rio
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção