Huffpost Brazil

Orgulho olímpico e LGBT: Ian Matos, saltador abertamente gay do Brasil, fica em 8º lugar na Rio 2016

Publicado: Atualizado:
IAN MATOS
ASSOCIATED PRESS
Imprimir

Nesta quarta-feira (10), Ian Matos competiu representando o Brasil, junto com Luiz Felipe Outorelo, em saltos ornamentais na Rio 2016, no Parque Aquático Maria Lenk.

Matos, paraense de 27 anos, é um dos maiores orgulhos do esporte brasileiro - ele é o único assumidamente gay a representar nosso País nos Jogos deste ano.

Ele disse em entrevista ao Globoesporte.com assumir publicamente sua orientação sexual:

"Não fiz isso para aparecer, mas para mostrar que você pode ser gay e feliz, que isso não te torna melhor nem pior do que ninguém, só diferente da maioria".

Em outra entrevista ao GE, ele demonstrou sensibilidade e consciência a respeito da situação dos direitos LGBT no Brasil, principalmente ao respeito:

"Nós aprendemos a ser racistas, homofóbicos e machistas. Dá para desaprender também, as pessoas vão quebrando preconceitos com o tempo. Você vê pessoas no Ministério da Educação que não conseguem trabalhar gêneros de jeito nenhum na escola, que era o lugar que era para ser trabalhado. Por quê? Porque existe todo um movimento de uma bancada evangélica que barra a discussão de gênero na escola. Existem movimentos políticos por trás disso".

ian matos

Competição

Na disputa contra China, Rússia, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha, Itália e México, na categoria de plataforma de três metros, os meninos brasileiros ficaram em 8º e último lugar lugar, com 332.61 pontos.

Outorelo chorou após sair da água, pois ele errou em um dos saltos, que saiu dessincronizado.

ian matos

O primeiro lugar ficou com os britânicos; o segundo, com os norte-americanos; e o terceiro, com os chineses.

Segundo a Rio 2016, a água da piscina está verde desde a última terça (9) - o que gerou vários comentários negativos nas redes sociais - por causa de um súbito aumento de alcalinidade; os níveis de pH e cloro são devidamente checados.

LEIA MAIS:

- 'Não imaginava estar aqui'. Popole garante 1ª vitória dos refugiados e ❤ do público

- A goleira gorda do handebol de Angola ganhou o ❤ da torcida brasileira

- Adeus 'Senhor dos Anéis': Ginasta holandês é expulso da Rio 2016 após noite de festa

Também no HuffPost Brasil:

Close
Prepare-se para ver a Rocinha dando ao Brasil um tenista de elite
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção