Huffpost Brazil

Brasileira se recusa a ajudar gringo no Rio de Janeiro e vira meme olímpico

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Uma brasileira que não quis ajudar um gringo é o mais novo meme olímpico. Juliana Lima, que mora no Rio de Janeiro, postou em sua página no Facebook um relato que acabou viralizando e recebendo MUITAS críticas.

Na última quinta-feira (11), Juliana disse que estava em Botafogo quando foi abordada por um estrangeiro que, em inglês, perguntou onde estava o metrô.

Ela respondeu em português e, ao ser questionada se falava inglês, ela disse que dominava o idioma, mas que iria responder apenas com o idioma local porque eles estavam no Rio de Janeiro. "Se quiser circular, se vira!", escreveu Juliana no post, que foi deletado na manhã desta sexta-feira (12).

meme juliana lina

Oi?

Em pouco tempo, a postagem teve uma chuva de críticas. Internautas argumentaram que a atitude da brasileira foi grosseira, uma vez que inglês é a língua universal e é normal que gringos não saibam falar português -- como brasileiros também não sabem falar outras línguas e se comunicam em inglês no exterior.

"Em qualquer lugar é assim, não é só no Rio. Na Europa a língua que o pessoal usa pra se comunicar é o inglês, porque querendo ou não, p inglês é uma língua quase universal. O problema é que quase ninguém é bem educado pra sair da sua própria caixinha e ajudar o próximo", disse uma usuária. "Achei triste a atitude dessa menina. Podendo ajudar e não ajudou."

"Juliana, existem formas mais inteligentes de expressar nacionalismo. E exigir que as pessoas dominem nosso idioma pra vir ao nosso país não é sequer nacionalismo, é arrogância", escreveu outro.

Também teve quem defendesse a atitude. "Não te conheço mas eu entendo o lado dela, até pq (sic) quando a gente vai pra lá a gente tem que falar inglês, pq somos julgados quando fazemos o mesmo?"

A discussão seguiu para outras redes sociais e a frase "agora em botafogo" esteve entre os assuntos mais comentados no Twitter. A atitude de Juliana inspirou centenas de memes na rede. Veja alguns deles:


Brincadeiras à parte, errou rude, miga!

LEIA MAIS:

- As 8 melhores respostas ao tuíte mais 'close errado' da Olimpíada

- Bebê real Olímpico: Estamos APAIXONADOS por Boomer, o filho de Michael Phelps

Também no HuffPost Brasil

Close
O ouro de Rafaela Silva no judô na Rio 2016
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção