Huffpost Brazil

Gabriel García Márquez é homenageado em novas cédulas de 50 mil pesos na Colômbia

Publicado: Atualizado:
GABRIEL GARCIA MARQUEZ
Gabo em premiação jornalística em Monterrei, México, em outubro de 2007 | Tomas Bravo / Reuters
Imprimir

O escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) está eternizado nas notas de 50 mil pesos de seu país, em circulação a partir desta sexta-feira (19).

Veja abaixo como ficou a cédula, em imagens divulgadas pelo Banco de la República, o banco central da Colômbia:

gabriel garcia marquez peso

Em uma face, Gabo aparece desenhado vestindo o lique-lique, traje típico do país, o mesmo que usou na cerimônia em que recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1982. De sua mão esquerda voam borboletas. Na outra face, está uma ilustração da Cidade Perdida da Serra Nevada, povoada por indígenas.

A nova nota de 50 mil pesos (aproximadamente R$ 55) faz parte de uma "família" de novas cédulas colombianas. Além de Gabo e da Cidade Perdida, foram homenageados nas notas de 20 mil pesos Carlos Lleras Restrepo e Alfonso López, dois ex-presidentes; nas de dez mil pesos, Virginia Gutiérrez, antropóloga; nas de cinco mil pesos, José Asunción Silva, poeta; e nas de dois mil pesos, Debora Arango, pintora.

A ideia de marcar García Márquez em novas cédulas, para celebrar sua memória, surgiu em 2014, por meio de lei aprovada pelos parlamentares colombianos.

Gabo morreu aos 87 anos, em abril de 2014, em decorrência de uma pneumonia – uma das várias complicações de saúde que teve nos anos anteriores à sua morte.

Frequentemente identificado como um dos principais nomes do realismo mágico, o escritor deixou para o mundo obras icônicas, como O Amor nos Tempos do Cólera (1985) e Cem Anos de Solidão (1967) – no qual aparecem enxames de borboletas amarelas –, entre várias outras dezenas. Ele também foi jornalista e influente figura política de esquerda.

LEIA MAIS:

- Segredos e histórias de 'Harry Potter' serão desvendados em 3 novos e-books

- De ficção científica a autobiografia: Obama preparou uma lista de livros para as férias

- Chegou a hora de parar de corrigir a gramática das pessoas, diz linguista

Também no HuffPost Brasil:

Close
17 coisas que você não sabia sobre Gabriel García Márquez
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção