Huffpost Brazil

Você não é um robô: 6 boas razões para tirar um dia de folga e cuidar da sua saúde mental

Publicado: Atualizado:
Imprimir

workaholic

Lembre-se de uma coisa: você não é um robô.

Todo mundo fica exausto quando trabalha demais, e você não é exceção. Nesses momentos, um dia dedicado à saúde mental pode ser sua salvação.

Pesquisas revelam que os americanos raramente tiram folgas do trabalho. Mas afastar-se de seu cubículo de trabalho de vez em quando encerra inúmeros benefícios.

“É muito fácil ficar estressado no trabalho, e isso deixa você tão exasperado que não suporta mais ir ao escritório”, disse ao Huffington Post o psiquiatra Robert London, de Nova York. “Você não quer abandonar o emprego, só precisa de uma folga. Tirar um dia de folga para sua saúde mental vai lhe proporcionar essa chance.”

Veja a seguir algumas razões saudáveis para tirar um dia de folga que será dedicado a você mesmo.

1. Ajuda a combater o estresse.

Muitas horas diárias de trabalho, somadas a longas listas de tarefas a cumprir, deixam qualquer pessoa exausta. Pesquisas revelam que o trabalho é uma das maiores causas de estresse. A exaustão total no trabalho pode tornar-se um problema sério se não for encarada corretamente. É por isso que Robert London recomenda tirar um dia de folga quando você estiver se sentindo exausto ou mais sobrecarregado do que o normal.

“Se você sempre sente ansiedade ou nervosismo quando vai trabalhar, é sinal de que está precisando de um dia de folga para cuidar de sua saúde mental”, ele diz.

2. Você pode sair para passear e conhecer melhor seu próprio bairro.

Quando foi a última vez que você parou para apreciar a beleza do lugar onde mora? Com um dia de folga para cuidar da saúde mental, você terá tempo para isso. Poderá ir à feirinha de artesanato local ou passar alguns momentos no parque mais próximo (o que, de quebra, vai melhorar seu humor). Converta qualquer coisa que você fizer em uma aventura. Pesquisas revelam que as experiências que vivemos nos deixam mais felizes.

3. Quando voltar ao trabalho, você estará mais produtivo.

Folgas são como uma injeção de oxigênio no cérebro. São uma chance para a mente se descontrair, ajudando a elevar a produtividade e criatividade no longo prazo. Em outras palavras: essencialmente, ao tirar um dia de folga você vai estar ajudando sua empresa.

4. Finalmente você vai poder cuidar de algumas coisas de sua lista de coisas a fazer.

Não a lista de tarefas sobre sua mesa de trabalho, mas sua lista de coisas pessoais a fazer. Você anda querendo arrumar a sala? Comer naquele restaurante novo da esquina, para ver como é? Agora é o momento para isso.

Dar-se uma chance de curtir alguns prazeres pessoais lhe permitirá voltar à mesa de trabalho em um estado de ânimo mais positivo. “Às vezes você só precisa daquela segunda, quarta ou sexta-feira livre para relaxar”, diz London.

5. Você poderá colocar o sono em dia.

Não há dúvida alguma: dormir bem melhora nossa performance. Uma maneira de recuperar o sono atrasado é tirar um dia de folga.

Especialistas concordam que um dia de trabalho ideal começaria às 10h, para que as pessoas pudessem dormir o suficiente e alcançar sua produtividade máxima. Mas, como isso não deve acontecer no futuro próximo, um dia de folga para cuidar da saúde mental pode ajudar a aliviar um pouco do cansaço acumulado. Tire um tempinho para descansar – tirar sonecas ajuda! – e volte ao trabalho bem desperto, preparado para dar conta de suas tarefas.

6. Quando seu dia de folga terminar, você estará descansado e com novo pique.

Em última análise, um dia de folga para cuidar da saúde mental permite que você se desligue temporariamente de sua caixa de entrada de mensagens e mude seu foco de atenção. E isso pode convertê-lo num funcionário mais saudável e feliz. “

É claro que dias de folga para cuidar da saúde mental não representam uma cura para tudo”, explica London.

“Mas oferecem um descanso agradável, uma oportunidade para você recarregar suas baterias.”

Parece uma ótima pedida. Vejo você quando você voltar.

Viver bem é o tipo de desejo tão universal que se tornou um direito. Mas não há fórmula ou mágica que o garanta, o que deixa, para cada um de nós, a difícil tarefa de descobrir e pavimentar o próprio caminho. A newsletter de Equilíbrio vai trazer a você textos e entrevistas sobre saúde mental, angústias, contradições e alegrias da vida. Assine aqui para receber novidades no fim de semana.

LEIA MAIS:

- Saúde no trabalho também inclui falarmos abertamente de depressão e ansiedade

- Saúde mental é tudo no ambiente de trabalho. E as empresas deveriam pensar mais nisso

- O sono do brasileiro está cada vez pior. O resultado: Ansiedade, obesidade e depressão

Também no HuffPost Brasil

Close
Conselhos para cuidar de sua saúde mental
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção