Huffpost Brazil

Atleta neozelandesa Nikki Hamblin ganha medalha honrosa por espírito olímpico em corrida

Publicado: Atualizado:
NIKKI HAMBLIN
Ian Walton/Getty Images | Ian Walton via Getty Images
Imprimir

As atletas Nikki Hamblin, da Nova Zelândia, e Abbey D'Agostino, dos Estados Unidos, se tornaram um grande símbolo do espírito olímpico depois que pararam no meio das eliminatórias dos 5.000 metros da Rio 2016 para ajudar uma à outra.

A atitude foi tão linda que o COI decidiu prestigiar a neozelandesa com a medalha Pierre de Coubertin.

Humblin foi socorrida por D'Agostino após elas se chocarem praticamente no meio da prova. Porém, o joelho da estadunidense sofreu uma lesão e quando as duas voltaram a correr, ela não conseguiu seguir adiante.

Ao invés de continuar correndo e tentar retomar o ritmo, a neozelandesa desacelerou o passo para acompanhar e incentivar D'Agostino a finalizar a prova.

nikki hamblin

Por fim, Hamblin terminou a prova um pouco antes e aguardou a colega na linha de chegada. Ali, as duas se abraçaram antes de a estadunidense ser levada da pista por uma cadeira de rodas. A dupla foi aplaudida pelo Engenhão, mesmo chegando em último.

nikki hamblin

nikki hamblin

Nomeada em homenagem ao criador dos Jogos Olímpicos modernos, Barão Pierre de Courbetin, a medalha é uma honraria esportiva-humanitária concedida a atletas e pessoas envolvidas com o esporte que demonstrem alto grau de esportividade e espírito olímpico. Ela foi entregue apenas a 17 pessoas ao longo da história olímpica.

Em entrevista ao The Telegraph, Hamblin disse: "Estou orgulhosa do que nós fizemos, acredito que você pode ser tanto competitiva quanto gentil e compreensiva ao mesmo tempo."

E ainda completou falando sobre a importância de estar ali naquele momento, independente de vitórias:

"Todo mundo vem aqui para competir, mas há um monte de pessoas que não alcançam isso, mas a jornada em si é muito importante também. Essa foi uma dessas jornadas e passou a ser um dos momentos mais importantes da minha vida."

O prêmio foi entregue à atleta na noite de sábado (20), no Clube Olímpico.

LEIA MAIS:

- PARCERIA: Amazona holandesa desiste da Rio 2016 para poupar cavalo

- Foi um prazer mostrar ao mundo o Brasil de Flavinha, Rafaela, Isaquias, Serginho e da tubaína

- Mas, já acabou?! A internet não está sabendo lidar com o fim da Rio 2016

Também no HuffPost Brasil

Close
A linda irmandade de Ágatha e Bárbara
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção