Huffpost Brazil

10 maneiras de como os amigos melhoram nossas vidas, comprovadas pela ciência

Publicado: Atualizado:
STRANGER THINGS
Cena da série de TV 'Stranger Things', da Netflix, na qual um grupo de amigos investiga o desaparecimento de um deles | Netflix
Imprimir

Vamos reservar um momento para falar bem do seu melhor amigo ou amiga.

Se você é Harry Potter, ele pode ser seu Rony Weasley; se você é Rachel Green, ela seria sua Monica Geller. Seu melhor amigo é aquela pessoa que fica ao seu lado no meio das separações, das más notícias, das pisadas na bola. E você gosta tanto dele justamente por isso.

A verdade é que não existe ninguém como seu BFF (seu “best friend forever”), e parece que os cientistas concordam. Fomos pesquisar algumas maneiras comprovadas em que os amigos afetam nossa vida. Veja abaixo (e depois dê um abraço no seu amigo).

1. Os melhores amigos reduzem nosso estresse.

Quando você está hiper estressada, a melhor coisa a fazer é ligar para sua BFF. Um estudo de 2011 descobriu que passar tempo com sua melhor amiga pode aliviar o estresse e fazer você se sentir melhor. Não há ninguém melhor para lhe dar aquele ombro amigo no qual você pode chorar um pouco.

2. Seu bff lhe dá a sensação de fazer parte de um grupinho.

Os amigos nos dão um sentimento de fazer parte de um grupinho, uma sensação de sentido na vida. Como observa no blog PsychologyToday a treinadora de Terapia Comportamental Dialética Karyn Hall, autora de The EmotionallySensitive Person, o sentimento de ligação com outras pessoas faz maravilhas por nosso bem-estar.

“O sentimento de fazer parte de uma comunidade maior nos motiva e beneficia nossa saúde e felicidade”, ela escreveu. Quando você enxerga a ligação que tem com outros, percebe que todo o mundo passa por momentos difíceis e encara obstáculos. Você não está só. Ter consciência disso é reconfortante.”

3. Seu melhor amigo ajuda você a administrar problemas de saúde.

Passar por complicações de saúde é assustador, mas seu melhor amigo faz com que elas sejam um pouquinho mais fáceis de administrar. Pesquisas mostram que contar com apoio de outras pessoas pode ter efeito positivo quando lutamos contra doenças, como divulgou a O Magazine.

Também reduz nosso risco de doenças como demência e pode mitigar os sintomas da depressão.

A presença de seu amigo pode até levar a pequenas melhoras na sua saúde. Estudos sugerem que contar com laços sociais fortes chega a reduzir nosso risco de contrair um resfriado.

4. Os amigos podem nos ajudar a ter vida mais longa.

A Fonte da Juventude não é nada, comparada à sua melhor amiga. Um estudo de 2009 concluiu que contar com o apoio de amigos pode aumentar a longevidade das pessoas. Segundo os pesquisadores, isso talvez seja porque os amigos podem exercer uma influência saudável sobre nossos comportamentos diários.

5. Eles nos ajudam a praticar mais autoaceitação.



Ninguém conhece você (incluindo seus defeitos) melhor que seu melhor amigo. Mas, enquanto você tende a criticar-se tremendamente por esses defeitos, seu BFF coloca você para cima, apesar deles. Esse tipo de apoio é crucial quando se trata de expressar compaixão e amor em relação a você mesmo e a outras pessoas.

Os amigos de verdade beneficiam naturalmente nossa autoestima”, disse anteriormente ao Huffington Post o psiquiatra Robert Rowney, diretor da unidade de transtornos de humor da Cleveland Clinic. “E ajudar um bom amigo dessa maneira também ajuda você a ficar satisfeito consigo mesmo.”

6. Conversar francamente com seus amigos pode melhorar seu bem-estar.

Como divulgou a Happify, pesquisas revelam que fazer confidências a seus melhores amigos pode beneficiar sua saúde. Para isso, às vezes é preciso se expor um pouco ao falar das coisas mais difíceis.

“A sinceridade nem sempre é fácil, mas é importante para a amizade entre vocês”, explicou Rowney. “Sempre é melhor falar abertamente e, com isso, ser o melhor amigo possível para seu BFF.”

7. Os melhores amigos fazem os desafios parecer menos complicados.

Se você está encarando adversidades, ligue para sua melhor amiga. Um estudo de 2008 revelou que ter um amigo(a) ao seu lado pode realmente fazer um morro parecer menos íngreme. É claro que esse é um teste físico da teoria, mas o conceito também pode ser aplicado emocionalmente. Um desafio é um desafio.

8. Os BFFs nos cobram quando fazemos algo de errado.

Ninguém é perfeito, e você também não. Por sorte, seu BFF está do seu lado para lhe lembrar gentilmente do que é certo e errado e ajudar você a reencontrar seu caminho. E esse é o sinal certeiro de alguém que é seu amigo de verdade.

“Um amigo de verdade é capaz de lhe apontar não apenas as coisas positivas que você anda fazendo, mas também algumas das negativas”, disse Rowney. “Ele lhe dá apoio dos dois lados.”

9. Seu melhor amigo beneficia sua atitude no trabalho.

Agradeça ao seu BFF no escritório por você estar de bom humor quando se acomoda diante de sua mesa. Estudos revelam que contar com bons amigos no trabalho aumenta nossa satisfação no trabalho e pode nos deixar mais engajados com ele. Não é uma má razão para ser amigo de seus colegas!

10. Seu BFF faz você ser um humano mais feliz.

Isso fica muito evidente quando ele lhe está fazendo gargalhar até sua barriga doer, mas pesquisas mostram que ter um amigo íntimo por perto é capaz de melhorar nosso astral tremendamente. E não é apenas aquele BFF que você conhece desde sempre que pode lhe fazer sorrir: as novas amizades também melhoram nosso estado de ânimo, graças à liberação de oxitocina no corpo.

Resumindo: seu melhor amigo é valioso por muito mais do que uma simples sessão de fofocas em torno de um café ou um abraço quando você está se sentindo por baixo. Ele beneficia cada aspecto de sua vida. Portanto, caso você não faça isso o suficiente, agradeça seus amigos pela amizade deles. Não há nada como eles no mundo.

LEIA MAIS:

- Adolescentes de 16 e 17 anos correm risco de não se aventurar na vida, diz pesquisa

- Começamos a perder nossos amigos aos 25 anos, diz estudo

- Escola encoraja pais e mães a trocar conselhos sobre saúde mental dos filhos

Também no HuffPost Brasil:

Close
6 filmes sobre amizade
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção