Huffpost Brazil

ONG resgata animais e fecha 'pior zoológico do mundo', em Gaza

Publicado: Atualizado:
GAZA
Laziz, an 8-year-old tiger, part of group of 15 animals from Gaza, the last survivors of the "worst zoo in the world", where dozens of animals died of starvation, is checked at the Hebrew University Veterinary Teaching Hospital in Rishon LeZion in Israel, after leaving Gaza on Wednesday for sanctuary out the Palestinian territory, in a rescue mission organised by international animal welfare group Four Paws August 24, 2016. REUTERS/Nir Elias | Nir Elias / Reuters
Imprimir

A organização internacional Four Paws removeu, nesta semana, 15 animais - incluindo um tigre, um emu, um porco-espinho e cinco macacos - que viviam em condições precárias no zoológico Khan Younis, em Gaza.

Segundo o International Business Times a operação representa também o encerramento das atividades do que é considerado "o pior zoológico do mundo".

De acordo com informações da agência chinesa Xinhua, os animais serão transportados para um centro de tratamento na Jordânia. Alvo de ataques de Israel, o zoológico não tem condições de manter os animais lá, afirmaram os veterinários responsáveis pela retirada dos bichos do local.

gaza

Desde o começo do ano, o zoológico vinha sofrendo problemas financeiros, e não conseguia mais prover cuidados e comida para os animais, segundo a organização. Ainda de acordo com informações do International Bussiness Times para manter os visitantes frequentando o local, o zoológico chegou a expor animais empalhados dentro das jaulas e pintou burros de preto e branco para que os animais se parecessem com zebras.

De acordo com a agência EFE, na última década, existiram sete zoológicos na Faixa de Gaza, todos eles da iniciativa privada e, com o fechamento deste, restarão ainda quatro.

Abu Diab, dono do zoológico, contou à EFE que "o problema foram as três guerras contínuas de Gaza (com Israel, em 2008-2009, 2012 e 2014)", sobretudo a última e a mais longa (durou 50 dias), na qual morreram muitos animais por causa do estresse provocado pelas bombas e a falta de alimentação.

gaza

LEIA MAIS:

- Zoológico de Gaza coloca à venda animais passando fome

- No ritmo atual, reconstrução de Gaza vai levar mais de cem anos, afirmam organizações internacionais

Também no HuffPost Brasil

Close
Zoológico em Gaza
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção