Huffpost Brazil

Clínica sobre rodas leva serviços médicos gratuitos para moradores de rua

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Um trailer vai dar acesso a médico, enfermeira e profissionais especializados em saúde mental e dependência química.

Uma clínica sobre rodas está levando atendimento médico gratuito para quem mais precisa.

Seattle acaba de revelar um novo trailer que vai levar cuidados básicos e serviços de saúde mental para moradores de rua, sem custo, diz a KGW.

O prefeito da cidade, Ed Murray, disse que a iniciativa é uma das muitas soluções para atacar o problema dos sem-teto.

“Trabalhando com a crise de sem-tetos da cidade, sabemos que não existe uma resposta única, e sim várias, para tentar ajudar os mais vulneráveis”, afirmou ele em um comunicado, segundo o Seattle Times.

“Essa van vai nos permitir levar atendimento crítico para as pessoas necessitadas e servir de ponto de entrada para serviços de apoio de longo prazo e moradias permanentes.”

Cerca de 20% dos moradores de rua são usuários crônicos de drogas, e uma porcentagem semelhante sofre de doenças mentais, segundo o Departamento de Saúde dos Estados Unidos.

A clínica móvel vai oferecer acesso a médico, enfermeira e profissionais especializados em saúde mental e dependência química, segundo o Capitol Hill Seattle.

Os funcionários também vão indicar serviços de apoio de longo prazo e tratamentos.

Estacionado em frente de acampamentos, bancos de comida e outros serviços de assistência aos moradores de rua, o trailer vai levar atendimento médico diretamente aos sem-teto, que do contrário não procurariam ajuda, afirma a Fox News.

“A vantagem de ser móvel é que você pode ir aonde as pessoas mais precisam de serviços, oferecendo cuidados no próprio local”, disse à KGW Alicia Benish, gerente do Mobile Medical Program. “Isso ajuda a criar confiança e relacionamento com pessoas que poderiam não procurar esses serviços.”

kade e o filho
Kadee Ingram com seu filho em um acampamento na região de Seattle.

O trailer terá um custo anual de cerca de 700 mil dólares anuais para a cidade, segundo o Seattle Times. O dinheiro vai vir do fundo emergencial para atendimento de sem-tetos, além de recursos do governo federal.

Este é o segundo trailer do tipo no condado South King, segundo a KGW. O outro atende a cerca de 850 pessoas por ano desde 2008, mas a nova unidade deve dobrar este número.

“É uma coisa maravilhosa”, disse à Fox News John, um sem teto.

Ele mora na rua há anos e usou a clínica móvel pela primeira vez recentemente. “Sempre tenho analgésicos comigo, mas hoje estava sem. Eles me deram uma quantidade grande e não cobraram nem um centavo.”

Seattle se junta a outras cidades e Estados que oferecem serviços móveis para a população de rua: Santa Rosa, na Califórnia, criou banheiros e chuveiros móveis no começo do ano. E no Havaí foi criado um programa de albergues e agências de emprego móveis.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Revista vendida por moradores de rua é ferramenta de inclusão social - e recruta voluntários

- Aquele kit de higiene dado no avião ou no hotel pode ser doado para um morador de rua

- Depois de pedalar mais de 80 km para conseguir estudar, garoto sem-teto consegue emprego e US$ 184 mil em doações

Também no HuffPost Brasil

Close
Entrega por SP leva carinho a moradores de rua
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção