Huffpost Brazil

Após acordo com governo da Colômbia, cessar-fogo definitivo das Farc começa nesta segunda

Publicado: Atualizado:
FARC
GUILLERMO LEGARIA via Getty Images
Imprimir

Após 52 anos de conflitos na Colômbia, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), anunciaram que o cessar-fogo definitivo vai começar na madrugada desta segunda-feira, dia 29 de agosto.

Na semana passada, o governo da Colômbia e a guerrilha assinaram em Havana, Cuba, o histórico acordo definitivo no país. Durante as negociações de paz, que começaram em 2012, as Farc realizaram várias tréguas unilaterais como demonstração de seu compromisso com os diálogos: nas festas de Natal e nas eleições-gerais de 2014, entre 20 de dezembro de 2014 e 23 de maio de 2015; e entre 20 de julho de 2015 até agora.

O governo vinha respondendo a este gesto da guerrilha marxista com a suspensão dos bombardeios aéreos a acampamentos rebeldes, mas mantendo sua função constitucional de combater grupos armados ilegais como as Farc.

Desde 1964, quando as Farc foram criadas, mais de 260 mil pessoas já morreram e 45 mil colombianos desapareceram. Essa é a quarta tentativa de negociar a paz - em outras três, o governo e as Farc não chegaram em um acordo.

Em outubro deste ano, a população colombiana vai às urnas para aprovar o acordo de paz. “Hoje começa o fim do sofrimento, da dor e da tragédia da guerra. A esperança nacional virou realidade. Alcançamos um acordo final para pôr fim ao conflito”, disse o presidente durante seu discurso na TV do país.

Também no HuffPost Brasil

Close
Diálogo de paz entre las FARC y gobierno colombiano
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção