Huffpost Brazil

10 razões para colocar o salmão no seu cardápio hoje mesmo

Publicado: Atualizado:
SALMAO
Shutterstock
Imprimir

Já tem um tempo que o salmão conquistou os brasileiros – e não foi só no rodízio japonês, vai. Além de gostoso e fácil de fazer – acredite, você vai querer aprender a fazer milhares de molhos! –, o peixe é perfeito para manter a saúde sempre em dia e equilibrada. Tudo graças aos seus nutrientes e às propriedades antioxidantes. Descubra já dez motivos para você amar o salmão!

1) Amigo do coração
O salmão é riquíssimo em ômega 3. Por ser uma gordura do bem, esse nutriente ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir o ruim (LDL) e reduzir os níveis de triglicérides, evitando, assim, que as artérias fiquem obstruídas. A ingestão dessa substância é fundamental, já que o nosso corpo não consegue produzi-la.

via GIPHY

2) Emagrecimento do bem
Se a sua intenção é fazer exercícios físicos para manter o corpo saudável, o salmão é a escolha certa! Experimente consumi-lo três vezes por semana, em porções de 100 g. Os resultados vão aparecer rapidinho: por ser rico em proteína, o peixe ajuda a eliminar o excesso de gordura e a fortalecer os músculos de todo o corpo.

via GIPHY

3) Made in Chile
O país é um ótimo fornecedor de salmão. Por ser uma região protegida por barreiras naturais, como o Deserto do Atacama ao Norte, as montanhas dos Andes a leste e o oceano Pacífico, as águas que abrigam o salmão são puras e livres de pragas.

4) ‘Cause I’m happy!
Lembra-se do ômega 3? Então, ele também ajuda a estimular a produção de serotonina no cérebro. Você já deve ter ouvido falar dela. É o famoso “hormônio da felicidade”. Não à toa: ao ser ativada, a sensação de bem-estar é imediata.

via GIPHY

5) Ossos e articulações jovens
Anote o nome desta proteína: calcitonina. Ela não só ajuda a tratar algumas doenças inflamatórias como também aumenta a produção de colágeno e cartilagem nos ossos. Onde encontrá-la? No salmão, claro!

via GIPHY

6) Sua pele mais bonita
Por ser rico em antioxidantes – moléculas responsáveis por prevenir o processo de oxidação dos radicais livres que “intoxicam” nosso corpo –, o salmão é ótimo para retardar o aparecimento das ruguinhas do rosto. Vale para os homens também, ok?

7) 1.001 formas de preparar
Seja no forno, seja na grelha, ou na chapa ou até como hambúrguer, o salmão está aí para deixar o cardápio da semana mais criativo e versátil. Aliás, experimente acrescentar molho de ervas, de mostarda ou de alcaparras, legumes cozidos, purê de mandioca...

via GIPHY

8) Força nos olhos
Mais um ponto para o ômega 3 presente no alimento: junto com aminoácidos, o nutriente é ótimo quando o assunto é prevenir a degeneração muscular dos olhos, o ressecamento, a fadiga ocular e até a perda da visão.

9) Metabolismo em forma
Além do ômega 3, o peixe possui vitamina D e selênio. Combinados, o trio dá uma força extra na hora de controlar os níveis de insulina no sangue. Ou seja, o salmão facilita a absorção de açúcar pelo organismo, mantendo seus níveis sempre em dia.

via GIPHY

10) Saúde de ferro
Você sabia que o salmão é uma ótima fonte de ferro? O nutriente é responsável pelo transporte de oxigênio e pela formação de glóbulos vermelhos no sangue. E tem mais: ele também turbina a imunidade e garante a saúde de gestantes e de bebês.

via GIPHY