Huffpost Brazil

Dono da Lemon sobre participação de Bel Pesce: 'Ela pediu para ser cofundadora'

Publicado: Atualizado:
BEL PESCE
Bel Pesce foi cofundadora de empresa dos EUA | Paulo Fridman via Getty Images
Imprimir

A carreira de Bel Pesce tem sido alvo de controvérsia desde a malsucedida campanha de crowdfunding que a empreendedora coprotagonizou ao lado do vencedor do MasterChef 3, Leonardo Young, e o blogueiro José Luiz Soares.

Nesta segunda-feira (5), Wences Casares, o fundador da empresa Lemon Wallet, publicou no Twitter uma nota sobre a participação de Pesce na empresa. De acordo com ele, Pesce "pediu para ser cofundadora":

"Nas duas últimas semanas, tenho sido repetidamente questionado no Twitter, Facebook, e-mail, WhatsApp, etc. sobre o papel de Bel Pesce na Lemon Wallet. Inicialmente, eu apenas tuitei algumas datas de memória, que eram aproximadas, mas não exatas. Continuo recebendo pedidos de informações mais precisas, então eu apaguei meus tuítes com as informações aproximadas e perguntei a colegas e busquei velhos e-mails e arquivos para chegar às informações exatas e estou postando isso aqui. A Lemon Wallet foi fundada em um encontro em maio de 2011. A reunião foi em um rancho chamado 'La Candelaria', que fica na província de Buenos Aires, na Argentina. As pessoas presentes no local, além de mim, eram: Federico Murrone, Martin Apesteguia, Fabian Cuesta, Cindy McAdam, Ale Lopez, Wiki Chavez, Matt Murphy, Cole Mercer, Marissa Kimball, Ursula Sanchez, Angie Diaz, Martin Rubi, Dardo Gonzalez, Andres Tarsi, Fer Taboada. Com essa equipe original, tivemos a ideia inicial da Lemon Wallet. Nos dois meses seguintes, contratamos mais duas pessoas, levantamos recursos e desenvolvemos o primeiro produto, que foi lançado como uma versão de teste limitada em julho de 2011. Em agosto de 2011, Bel Pesce se juntou a nós para cuidar do desenvolvimento de negócios. Ela pediu para ser uma cofundadora da Lemon Wallet, então nós acordamos que todas as pessoas que faziam parte da equipe da Lemon Wallet em agosto de 2011, incluindo Bel, poderiam se intitular 'membros da equipe fundadora da Lemon Wallet'. Bel deixou a Lemon Wallet em fevereiro de 2013 e a companhia foi comprada em dezembro de 2013."

O texto indica que a jovem foi considerada "membro da equipe fundadora" depois de um acordo feito entre os funcionários, mas que ela não estava no time original de criação da empresa, muito menos seria a única a ter iniciado o projeto, como dava a entender a interpretação dos currículos expostos por Pesce.

Cesares havia dito ela trabalhara na empresa em 2012, mas não foi fundadora. Nos últimos tuítes, porém, ele admitiu ter dado informações com datas imprecisas e disse que Bel Pesce trabalhou na empresa desde 2011.

A assessoria da jovem publicou uma nota à imprensa sobre o caso:

"Na tarde desta segunda-feira (05/09), o empresário Wences Casares publicou um post no Twitter no qual explica o surgimento da Lemon Wallet e afirma, categoricamente, que Bel Pesce foi co-fundadora da companhia. No texto, Wences esclarece que as suas postagens anteriores continham datas 'aproximadas, mas não exatas', informa que apagou aqueles tweets e, por fim, faz um retrospecto da Lemon. Na última sexta-feira, Bel já havia veiculado um artigo em que relata detalhadamente a sua carreira, desde os tempos de estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) até a atualidade."

Em um vídeo que circula na internet, Bel Pesce diz que vendeu uma de suas empresas por US$ 50 milhões.

Entretanto, segundo o que Casares sustenta, a Lemon foi vendida em dezembro de 2013, após a saída de Bel. O valor da transação foi de US$ 42,6 milhões — e, claro, esse montante não foi para Pesce.

Assista:

LEIA MAIS:

- Bel Pesce apresenta diplomas e documentos para tentar comprovar formação e experiência

- 6 motivos para contribuir com o 'Zebeléo', novo empreendimento da Bel Pesce

- 'Decepção comigo mesma': Bel Pesce fala sobre polêmica em torno de financiamento coletivo

Também no HuffPost Brasil

Close
6 negros transformadores do mundo dos negócios e da tecnologia
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção