Huffpost Brazil

Shirlene Coelho será a primeira mulher a ser porta-bandeira na Paralímpiada

Publicado: Atualizado:
SHIRLENE COELHO
Reprodução/Facebook
Imprimir

Shirlene Coelho convive com a paralisia cerebral desde que nasceu. Depois que ela começou a se dedicar aos esportes, a goiana quebra recorde atrás de recorde.

Medalhista de ouro no lançamento do dardo em Londres, agora ela vai entrar para a história como a primeira atleta mulher a levar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura da Paralímpiada.

Representante do atletismo, a maior equipe da delegação brasileira, com 61 atletas, Shirlene conseguiu o posto de porta-bandeira após disputá-lo com uma forte concorrência. Ela ficou à frente do judoca Antônio Tenório (dono de cinco medalhas em Jogos), e do velocista Yohansson Nascimento (ouro nos 200m em Londres 2012).

A escolha era baseada na indicação dos chefes de missão e foi realizada por eleição aberta, com a participação dos 286 atletas que representam o Brasil. Os candidatos tinham que ter como requisito a conquista de, pelo menos, um ouro paralímpico, e não podiam competir no dia seguinte da cerimônia.

Shirlene estreou nos Jogos em 2008 e foi prata na competição. Quatro anos mais tarde, tornou-se campeã na modalidade e dona dos recordes mundial e paralímpico. Na Rio 2016, ela disputará mais duas provas além do lançamento de dardo: o arremesso de peso e o lançamento de disco.

O último porta-bandeira do País foi o nadador Daniel Dias, em Londres. Quatro anos antes, quem esteve presente na cerimônia foi Antônio Tenório; e, em Atenas, 2004, foi o nadador Clodoaldo Silva.

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 será realizada na próxima quarta-feira (7), no Estádio do Maracanã.

LEIA MAIS:

- Fica, vai ter Paralimpíada! Estes atletas brasileiros querem fazer história na Rio 2016

- 'Paratodos', documentário sobre atletas paralímpicos brasileiros, é disponibilizado na Netflix

- A Paralímpiada não é feita de 'coitadinhos'. Mas de atletas de ALTÍSSIMO rendimento

Também no HuffPost Brasil

Close
Paralimpíadas: Os principais atletas brasileiros
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção