Huffpost Brazil

35 fotos que mostram a ‘fraude' dos pais perfeitos

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Um grupo de artistas e mães está expondo a realidade do que é criar filhos.

Erika Roa, Lacey Monroe e Natasha Kelly são as fundadoras da “Fraude da Perfeição” – um projeto fotográfico que se concentra nos momentos “reais” dos pais.

“Nosso projeto se dedica a documentar as famílias e toda a bagunça, os chiliques, alegria e momentos memoráveis que acontecem quando você não está tentando fazer tudo parecer perfeito”, disse Roa ao The Huffington Post.

filhos
Essas fotógrafas e mães querem colocar o caos em primeiro plano.

As três tiveram a ideia em 2014, depois de fazer o curso de fotografia online Visual Storytelling with Molly Flanagan, da The Define School. Para continuar praticando e fazendo arte, elas decidiram trabalhar num projeto colaborativo.

Numa sessão de brainstorming, elas descobriram que tinham em comum o fato de terem sido criticadas por imagens que não eram suficientemente “limpas” ou : livres de distrações” – uma regra de composição que as frustrava.

“Se nossas imagens tivessem que ser arrumadinhas, nunca poderíamos tirar fotos em casa. E, se nossas casas fossem arrumadinhas o suficiente, as imagens pareceriam completamente falsas daqui alguns anos”, explicou Roa.

“Decidimos nos concentrar em nossas famílias e voltar a câmera para nós mesmas, examinando o que é ser parte de uma família nos dias de hoje”, disse Monroe.

“Estamos cansadas de ver fotos que só mostram crianças sorridentes e felizes em casas imaculadas ou campos ensolarados. Sabíamos que nossas vidas não são assim e achamos que tem mais gente que quer retratos mais honestos da vida em família.”

brincar
“Decidimos nos concentrar em nossas famílias e voltar a câmera para nós mesmas, examinando o que é ser parte de uma família nos dias de hoje”, disse Monroe.

Roa, Monroe e Kelly apresentaram a ideia para outros participantes do curso e logo formaram um grupo de 15 fotógrafos nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.

Em janeiro de 2015, elas lançaram oficialmente a “Fraude da Perfeição” – inspiradas pelo poema “A Spring Issue”, de Sarah Dunning, que trata de suas frustrações sobre como a maternidade é retratada na mídia.

As criadoras do projeto disseram ao The Huffington Post que sentem pressão para serem mães perfeitas.

“Vem de todo lado”, disse Monroe. “Livros cheios de informações conflitantes, grupos de mães e fóruns que rapidamente viram briga, o bombardeio de representações visuais da publicidade, Pinterest e redes sociais.”

bagunça
A “Fraude da Perfeição” trata “da bagunça, dos chiliques, da alegria e dos momentos memoráveis que acontecem quando você não está tentando fazer tudo parecer perfeito”.

A publicidade é especialmente problemática, acrescenta Monroe. “Os anúncios são criados para nos fazer sentir devendo algo.

Só comprando um produto você vai parecer jovem, magra e bonita, com uma casa impecável e decoração maravilhosa, cozinhando comida gourmet com ingredientes orgânicos enquanto as crianças se envolvem em atividades que as enriquecem e educam, para garantir que elas estejam no topo da classe da pré-escola”, afirma ela.

Esta pressão para atingir uma falsa ideia de perfeição é uma das razões pelas quais as mães acham importante mostrar o lado “real” das famílias. As imagens mostram casas bagunçadas, crianças sujas e muito caos.

“Achar que você é a única com louça suja em cima da mesa ou pilhas de roupas para lavar, com filhos que não se sentam direito à mesa ou não combinam as roupas, faz você se sentir inadequada”, disse Kelly ao The Huffington Post. “Queremos que as pessoas vejam que casas ou filhos imperfeitos é OK, que elas não estão sozinhas.”

como criar
As mães querem que todo mundo saiba que o esforço de criar os filhos será sempre apreciado.

“Ser mãe não paga salário, licença médica, feriados ou benefícios”, diz Roa. “O trabalho não acaba nunca, literalmente, e frequentemente inclui discutir com uma pessoinha sobre lavar as mãos enquanto outra pessoinha está irritada porque a peça redonda não entra no buraco quadrado.”

“Mas também é um dos trabalhos mais incríveis que uma pessoa pode ter”, continua ela. “O esforço diário dos pais merece ser celebrado, e os desafios que eles enfrentam merecem ser mostrados.”

As mães postam resumos semanais dos 15 participantes do projeto no site do “Fraude da Perfeição” e nas redes sociais. Elas também incluem imagens de outros fotógrafos e convidam os fãs a enviar suas fotos “reais” pelo Facebook ou outras redes sociais, com a hashtag #shamoftheperfect.

fraude do perfeito
As mães postam resumos semanais dos 15 participantes do projeto.

No fim das contas, o trio quer incentivar os pais a aceitar o caos. “É desmoralizante sofrer com a ideia de que todo mundo entendeu tudo, e você está sozinha tentando desvendar o mistério da mancha no carpete (É chocolate? Cocô? Será que você quer descobrir?) e nem sequer se lembra a última vez que seu filho aceitou comer legumes”, diz Monroe.

“Não quero que ninguém se considere um fracasso porque sua vida doméstica não parece perfeita.”

Veja abaixo fotos do projeto e visite o blog, o Instagram e a página do Facebook da “Fraude da Perfeição”.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Viver bem é o tipo de desejo tão universal que se tornou um direito. Mas não há fórmula ou mágica que o garanta, o que deixa, para cada um de nós, a difícil tarefa de descobrir e pavimentar o próprio caminho. A newsletter de Equilíbrio vai trazer a você textos e entrevistas sobre saúde mental, angústias, contradições e alegrias da vida. Assine aqui para receber novidades no fim de semana.

LEIA MAIS:

- Os filhos da mãe também são do pai

- Trabalhar e ficar com os filhos é uma realidade com estes 11 coworkings familiares

- 41 tuítes que descrevem perfeitamente como é criar filhos

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
29 fotos exemplificam a convivência com crianças de +- 2 anos
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção