Huffpost Brazil

Barack Obama nomeia primeiro juiz federal muçulmano dos EUA

Publicado: Atualizado:
JUIZMUCULMANO
Montagem/Divulgação/AFP
Imprimir

O presidente Barack Obama nomeou o primeiro muçulmano ao poder judiciário federal americano. Abid Qureshi foi designado pelo presidente para fazer parte da bancada da Corte Federal do Distrito de Columbia.

"Estou confiante de que ele vai servir o povo americano com integridade e um firme compromisso com a Justiça", afirmou Obama.

A decisão é histórica e carrega um valor simbólico. Em junho deste ano, em meio à campanha eleitoral pela presidência dos Estados Unidos, o candidato republicano Donald Trump afirmou que um juiz muçulmano não iria tratá-lo da mesma forma por conta de seus apelos para proibir a entrada de muçulmanos no país.

É possível, no entanto, que a nomeação de Qureshi não vá adiante, já que depende da confirmação do Senado, onde a maioria republicana já se negou a considerar diversas nomeações indicadas por Obama, que está há alguns meses de deixar o cargo de presidente da República.

Ainda que Qureshi não seja confirmado para o cargo, ele pode voltar a ser nomeado caso a candidata democrata, Hillary Clinton, ganhe as eleições em novembro e decida respeitar a decisão de seu antecessor.

A Muslim Advocates (Advogados Muçulmanos), uma organização americana que promove justiça para os muçulmanos, elogiou a atitude de Obama. "Uma bancada judicial que reflita a diversidade de nossa nação ajuda a assegurar a administração justa da lei e é vital que os muçulmanos americanos estejam incluídos", afirmou por meio de um comunicado a diretora-executiva da ONG, Farhana Khera.

Segundo a Casa Branca, Qureshi se formou em direito pelas universidades de Harvard e Cornell nos anos 90. Ele preside o comitê pró bônus da firma de advogados Latham & Watkins LLP de Washington desde 2012, onde desenvolveu toda sua carreira.

LEIA MAIS

- Mulher é interrogada sob suspeita de terrorismo após ler livro sobre arte síria

- Sarkozy faz da proibição do burkini sua principal promessa de campanha

Também no HuffPost Brasil

Close
Estes são os verdadeiros muçulmanos que oram em mesquitas
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção