Huffpost Brazil

Dilma e Temer são responsáveis por contas da campanha de 2010, diz TSE

Publicado: Atualizado:
TEMER E DILMA
REUTERS/Ricardo Moraes
Imprimir

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou à Polícia Federal (PF) que a ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente Michel Temer são responsáveis "solidários" pela prestação das contas da campanha de 2010 apresentadas à Justiça Eleitoral.

Divide com eles a responsabilidade sobre as contas eleitorais de 2010 o ex-deputado Filippi Júnior, à época administrador financeiro da campanha presidencial, informou o TSE.

No fim de agosto, a delegada Janaína Gadelha, da Polícia Federal (PF) no Distrito Federal, pediu que o TSE identificasse os responsáveis pela apresentação da prestação de contas de 2010 da chapa de Dilma e Temer. A informação é para ser usada em um inquérito policial aberto neste ano.

Na resposta à Polícia Federal, o TSE anexou o protocolo de entrega da prestação de contas da chapa formada por Dilma e Temer. O documento é datado de 30 de novembro de 2010 e traz as assinaturas de Dilma, Temer e Filippi Júnior.

O tribunal citou diversas normas e resoluções para informar à PF que a então candidata à Presidência, o candidato a vice-presidente e o tesoureiro da campanha respondem conjuntamente pelas contas eleitorais.

Há uma ação de cassação do mandato da chapa Dilma e Temer tramitando no TSE, que não sofreu influência com o impeachment. No ano passado, o ministro Gilmar Mendes pediu investigações sobre as contas da campanha de Dilma. A suspeita de Mendes é que a campanha tenha sido financiada com recursos desviados da Petrobras.

LEIA TAMBÉM:

- Mais vaias: Temer não foi poupado na abertura das Paralimpíadas no Rio

- Mais de 30 cidades têm atos contra o governo Temer e pedidos por novas eleições

- Governo Temer quer novo contrato para reduzir direitos e jornada mínima de trabalho

Mais no HuffPost Brasil:

Close
Impeachment de Dilma Rousseff
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção