Huffpost Brazil

Claudiney Batista dos Santos conquista 4º ouro para o Brasil no lançamento de disco

Publicado: Atualizado:
CLAUDINEY
Claudiney Batista dos Santos celebra ouro na Rio 2016 | REUTERS/Jason Cairnduff
Imprimir

O paulista Claudiney Batista dos Santos garantiu a quarta medalha de ouro para o Brasil nesta Paralimpíada.

O atleta de 37 anos venceu a final de lançamento de disco, classe F56. A marca atingida por ele foi de 45 metros e 33 centímetros, de acordo com a EBC.

Com esse resultado, Santos se torna campeão paralímpico da modalidade. Em Londres 2012, ele havia conseguido a prata.

O Brasil está em 5º lugar no quadro de medalhas, com quatro de ouro. Estamos atrás de: Estados Unidos (4º), Ucrânia (3º), Inglaterra (2º) e China (1º).

Biografia

Ex-instrutor de musculação, Claudiney Batista dos Santos sofreu um acidente de trânsito em 2005 que ocasionou a desarticulação do pé esquerdo. Como houve falhas no atendimento médico, teve a perna esquerda amputada.

Porque era um "amante do esporte", ele achou que a retirada de um membro comprometeria o sentido de sua vida, dedicada à prática de uma infinidade de esportes, como futebol, jiu-jitsu, capoeira etc.

Em texto na página Clube Amigos dos Deficientes, Santos conta que sofreu bastante após o acidente, mas deu uma lição de superação:

"No início dessa minha nova realidade fiquei muito depressivo, achando que minha vida tinha acabado e jamais voltaria a fazer uma das coisas que mais gostava, a prática esportiva. No entanto conheci o para-deporto, que me fez ter alegria novamente e superar o extremo de minhas limitações."

O esporte não é só profissão para Santos, mas também sua "motivação para viver", uma maneira de fazer novos amigos e um meio de promoção de saúde.

Grande atleta!

LEIA MAIS:

- Daniel Dias conquista 16ª medalha paralímpica com ouro na natação 200 metros livre

- É OURO! Ricardo Oliveira voa e conquista 1ª medalha dourada do Brasil na Paralimpíada

Também no HuffPost Brasil

Close
Paralimpíadas: Os principais atletas brasileiros
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção