Huffpost Brazil

'Harry Potter': Teoria sobre 'Relíquias da Morte' muda tudo na saga

Publicado: Atualizado:
HARRY POTTER
reprodução
Imprimir

Uma nova teoria sobre Harry Potter está percorrendo a internet mais rapidamente que uma Nimbus 2000. Mas será que é verdadeiramente mágica?

É difícil acreditar que já se passaram quase dez anos desde o lançamento do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte e cinco anos desde que o último filme estreou. A essa altura, seria de se imaginar que todos já tivéssemos deixado de pensar em tudo isso.

Como disse Dumbledore, “não é boa ideia repisar sonhos sempre e esquecer-se de viver, lembre-se disso”.

Que nada. Esqueça isso!

O Reddit está mais uma vez tentando mudar o modo como encaramos a história de Harry Potter, se bem que esta teoria pode realmente levar os fãs a se enfrentarem de novo na Batalha de Hogwarts.

Teoria: Harry Potter foi realmente morto por Voldemort, mas ressuscitado pelas Relíquias da Morte.

Quando Voldemort lança a Maldição da Morte contra Harry Potter, no final de Harry Potter e as Relíquias da Morte, querem que acreditemos que Voldemort mata apenas a parte de sua alma que está presa dentro de Harry e que O Garoto Que Viveu continua a viver.

Dumbledore diz a Harry: “Acho que podemos concordar que você não está morto”. Mas e se Dumbledore tiver mentido?

Um usuário do Reddit, WippitGuud , teoriza que Harry realmente morreu na floresta aquela noite.

Nos livros, Dumbledore diz que Harry não foi morto por Voldemort porque o Lorde das Trevas usou o sangue de Harry para recriar seu corpo.

“Seu sangue nas veias dele, Harry, a proteção de Lilian (Lily) dentro de ambos vocês? Ele amarrou você à vida enquanto ele viver!”, Dumbledore explica.

Mas o usuário do Reddit não acredita nessa história.

As evidências:

WippitGuud condensa as evidências em três pontos principais:

"Quando Harry foi atingido pela maldição da morte, ainda bebê, ela ricocheteou e matou Voldemort, obrigando-o a criar um novo corpo. Isso não aconteceu da segunda vez.

Quando Harry foi atingido pela maldição da morte, ainda bebê, ela deixou um sinal visível. Isso não aconteceu da segunda vez.

Para destruir um Horcrux, é preciso destruir aquilo em que ele está contido."

O Redditor explica que, se Harry não tivesse morrido, uma parte da alma de Voldemort também teria sobrevivido. Como prova adicional, o Redditor diz que a proteção que Harry deu a seus amigos em Hogwarts é mais uma prova de que ele morreu:

Porque Harry se sacrificou para proteger outros, as pessoas em Hogwarts ganharam a mesma proteção de que Harry gozava quando Lilian se sacrificou para proteger Harry.

Do livro:

"Fiz o que minha mãe fez. Você não notou que nenhum dos feitiços que você joga contra eles se mantém? Você não consegue torturá-los. Não consegue tocá-los."

Para que isso tivesse realmente afetado a todos, teria sido preciso que Harry morresse realmente.

Mas se ele morreu, como foi que voltou?

O Redditor acha que foram as Relíquias da Morte. Como Harry era senhor das Relíquias da Morte – a Varinha das Varinhas, a Pedra da Ressurreição e o Capada Invisibilidade --, ele conseguiu ressuscitar.

WippitGuud afirma que Dumbledore não disse a Harry que ele estava morto para protegê-lo.

“Dumbledore mentiu para Harry. Provavelmente para protegê-lo – porque saber que você é senhor das Relíquias da Morte pode levar qualquer pessoa a ter sede de poder”, escreveu o Redditor.

Argumentos contra:

Palmas para o Reddit pela coragem moral de propor essa teoria! Mas também há argumentos fortes que a contrariam.

1. Harry não tem a Pedra da Ressurreição.

Seria de se imaginar que a Pedra da Ressurreição seria útil para fazer Harry reviver, mas o cara simplesmente a deixa cair na floresta. Ele não a tem. WippitGuud escreveu: “Sim, mas ele a usou, mesmo assim. Os efeitos podem demorar a se fazer sentir.”

Outro usuário do Reddit, rj20876 , considerou a explicação “implausível”. E é. Mas já houve instâncias implausíveis anteriores na série Harry Potter. Afinal, ela gira em torno de um garoto que estuda numa escola de magia...

2. Dumbledore fala a Harry que ele é o senhor das Relíquias da Morte. Para que mentir?

Segundo a teoria, Dumbledore teria mentido a Harry e dito que Harry não estava morto para evitar que ele virasse sedento de poder. A verdade é que o próprio Dumbledore era sedento de poder e temia que Harry recebesse as Relíquias no momento errado. Só que há um probleminha: Dumbledore fala a Harry de cara que ele é o senhor da morte.
Dumbledore explica:

Você é o verdadeiro senhor da morte, porque o verdadeiro senhor não procura fugir da Morte. Ele aceita que precisa morrer e compreende que no mundo vivente existem coisas muito piores que a morte.

Ele também fala a Harry: “Você é o digno possuidor das Relíquias”. Portanto, Harry Potter sabe que ele agora é o cara. Por que mentir a ele sobre ele estar de fato morto ou não?

3. Harry explica como poderia lançar um feitiço sacrifical de proteção sem morrer de fato.

Em seu confronto final com Voldemort, Harry diz a Você-Sabe-Quem que ele não poderá mais matar nenhum dos amigos de Harry, porque Harry estava disposto a morrer por eles.

“Mas você não morreu!”, fala Voldemort.

“Eu pretendia morrer, e foi isso que teve o efeito. Fiz o que minha mãe fez. Eles estão protegidos contra você”, diz Harry.

Portanto, parece que é possível lançar o feitiço de proteção sacrifical sem morrer realmente. É bom saber.

19 parágrafos depois ...

OK, então, depois disso tudo, o que você acha? Os dois argumentos são convincentes. Sim, o livro diz que ele não morreu, mas isso pode ter sido outra mentira de Dumbledore. Se for verdade, não queremos mais saber desse cara.

Não tenha pena dos mortos, tenha pena dos vivos

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 'Harry Potter': Pottermore anuncia três novos e-books focados em Hogwarts

- 'Harry Potter and the Cursed Child': Peça ganha fotos de deixar qualquer fã empolgado

- 'Harry Potter': J.K. Rowling escreve por que a família Dursley odiava tanto o bruxo

Também no HuffPost Brasil:

Close
'Harry Potter': Série de J.K. Rowling ganha novo box
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção