Huffpost Brazil

Estas fotos mostram o poder das pequenas vitórias quando se enfrenta a depressão

Publicado: Atualizado:
Imprimir

quarto depressão

Qualquer pessoa que já tenha enfrentado a depressão sabe que essa condição pode fazer a tarefa mais corriqueira parecer um obstáculo intransponível.

A sueca de 26 anos Jonna Roslund postou no Imgur duas fotos que captam essa verdade com perfeição.

Ela compartilhou duas fotos de seu quarto – antes e depois de ela tê-lo arrumado – para festejar o fato importante de ter encontrado a força necessária para cumprir essa tarefa.

Sofro de depressão grave e tenho dificuldade enorme em faxinar e fazer outros tipos de tarefa doméstica”, ela escreveu na legenda. “Meu quarto estava bagunçado desse jeito havia vários meses, porque não me forço a cuidar dele. Mas nesta sexta decidi fazer a arrumação, finalmente!”

Clique no álbum para ver as fotos. A história continua abaixo das imagens.

Me 1 - Depression 0!

Além da falta de motivação, a depressão também pode provocar insônia, mudanças de apetite, dores de cabeça e outros sintomas.

“Quando você está deprimida, simplesmente sair da cama já é um esforço enorme”, disse Roslund ao site Upworthy. “As coisas que as outras pessoas fazem, as pessoas saudáveis, viram quase impossíveis. É como tentar correr uma maratona quando você passou anos em coma.”

Apesar disso, a depressão ainda é cercada por um estigma enorme que pode impedir as pessoas que convivem com ela de buscar ajuda profissional. Muitas pessoas que não entendem o transtorno o equacionam como “sentir tristeza” e acham que é alguma coisa que a pessoa pode “passar por cima, simplesmente”.

O post de Roslund é a prova de que a depressão é tudo menos essas ideias equivocadas. E mais: as fotos são o exemplo perfeito de que o sucesso no tratamento da depressão também pode estar nas pequenas vitórias.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Viver bem é o tipo de desejo tão universal que se tornou um direito. Mas não há fórmula ou mágica que o garanta, o que deixa, para cada um de nós, a difícil tarefa de descobrir e pavimentar o próprio caminho. A newsletter de Equilíbrio vai trazer a você textos e entrevistas sobre saúde mental, angústias, contradições e alegrias da vida. Assine aqui para receber novidades no fim de semana.

Close
A depressão em 20 imagens agoniantes
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

LEIA MAIS:

- ‘Mas você não parece estar deprimido': 22 relatos sobre o que não está visível na depressão

- Quando termina a tristeza e começa a depressão?

- 'Cartas de Recuperação' leva esperança a pessoas com depressão

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
Conselhos para cuidar de sua saúde mental
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção