Huffpost Brazil

É oficial: Mônica encampa HeForShe para lutar por empoderamento feminino

Publicado: Atualizado:
MNICA
Divulgação
Imprimir

Se você já folheou qualquer gibi da Turma da Mônica vai concordar que a personagem do vestido vermelho sabe demonstrar sua força. Agora, ela vai potencializar uma campanha que luta pelo empoderamento e a igualdade de gênero, a #DonasdaRua.

O movimento lançado em março faz parte de um projeto maior desenvolvido pela ONU, o HeforShe.

O projeto já tem o apoio de nomes como Emma Watson, Malala Yousafzai, Usain Bolt, Matt Damon, Caio Blat e milhões de pessoas no mundo todo que querem chamar a atenção de homens e meninos para as consequências do machismo.

Mauricio de Sousa, criador das histórias em quadrinhos, defende que é papel dos homens também fazer parte dessa mudança:

“Essa não é uma questão apenas das mulheres, mas de direitos humanos. Eu apoio o movimento ElesporElas, e que tal você apoiar também?"

A ideia é que a narrativa também foque no empoderamento feminino. Mônica Sousa, inspiradora da personagem, acredita que a protagonista dos quadrinhos é exemplo de representatividade:

“Desde sua criação, Mônica é um exemplo de que as meninas (e as mulheres) devem ter seu espaço garantido na sociedade sem aceitar nenhum tipo de maus-tratos ou violência. Com o projeto Donas da Rua, queremos reforçar a autoestima das meninas e a defesa de seus direitos, algo que faz parte do DNA da nossa Turminha desde o princípio."

Para a ONU Mulheres, o combate a desigualdade de gênero precisa de um esforço coletivo.

"O alcance da igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio. O movimento ElesPorElas (HeForShe) convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade."

LEIA MAIS:

- Turma da Mônica lança projeto feminista Donas da Rua

- Eleições: ONU Mulheres e TSE lançam plataforma digital para igualdade de gênero

- Mulheres na Rio 2016: futuro no esporte é 'feminino', diz vice-presidente do COI

Também no HuffPost Brasil

Close
Feminismo LGBT nos quadrinhos
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção