Huffpost Brazil

Miss Brasil 2016 tem número recorde de candidatas negras na história do concurso

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Um dos concursos de beleza mais tradicionais do país, o Miss Brasil deste ano terá, pela primeira vez em sua história, seis candidatas negras.

Isso equivale a 25% das participantes. Número ainda baixo, uma vez que mais da metade da população brasileira (cerca de 54%) é formada por pessoas negras. No entanto, em meio às recentes e fortes discussões sobre igualdade racial e representatividade negra na mídia, esse número inédito merece, sim, ser comemorado.

No próximo dia 1º de outubro, data do concurso, as candidatas em questão vão representar na disputa pela coroa os estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rondônia e São Paulo.

E todas apontam para um avanço não só na diversidade de cor da pele dentro do concurso. Elas também são referências para mulheres que desejam assumir seus cabelos naturais crespos ou cacheados. Conheça as candidatas:

1) Victoria Esteves - Miss Bahia 2016


2) Deise D’Anne - Miss Maranhão 2016


3) Raissa Santana - Miss Paraná 2016


4) Mariana Theol - Miss Rondônia 2016


5) Sabrina Paiva - Miss São Paulo 2016


6) Beatriz Leite Nalli - Miss Espírito Santo 2016


Na edição do concurso no ano passado, apenas uma das 27 candidatas era negra.

Amanda Balbino, Miss Distrito Federal, chegou a falar sobre os diversos episódios de racismo que sofreu e quase a fizeram desistir de ser modelo e de participar de concursos de beleza.

“Eles queriam que eu alisasse meu cabelo, afinasse meu nariz, mudasse meus traços, então, resolvi desistir”, revelou a modelo ao jornal Correio Braziliense.

Em maio deste ano, você acompanhou aqui no HuffPost Brasil a vitória de Sabrina Paiva, publicitária de 20 anos, negra e crespa, no Miss São Paulo 2016 – e a comemoração dos espectadores nas redes sociais. Na época, ela chegou a revelar ao Ego que sua vitória foi por um triz:

"Eu não tinha dinheiro, saí pela cidade pedindo ajuda pois eu não teria recursos para vir. Era preciso pagar a inscrição e looks para o desfile. Foi uma batalha grande pra buscar esse meu sonho que vinha desde a infância. Fizemos empréstimo, pedimos ajuda, chorei descontos. Fiz tudo que eu podia."

Vale ressaltar que em toda a história do concurso Miss Brasil (o evento ocorre anualmente desde 1954), houve apenas uma vencedora negra. A gaúcha Deise Nunes foi escolhida como a mulher mais bonita do Brasil em 1986.

LEIA MAIS:

- A história das mulheres negras fundamentais para a viagem à Lua

- Estes clipes de Common e Nego E propõem reflexão sobre o peso do racismo

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
Atletas brasileiras negras
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção