Huffpost Brazil

Para especialista, desenhos animados como ‘Peppa' prejudicam as crianças

Publicado: Atualizado:
PEPPA PIG
“As crianças estão perdendo a capacidade de desenvolver habilidades de empatia”, diz psicoterapeuta Karen Phillip. | divulgação
Imprimir

Programas infantis e desenhos animados como Peppa Pig estão prejudicando o desenvolvimento emocional das crianças, afirma uma especialista.

Karen Phillip, psicoterapeuta de aconselhamento na Austrália, diz que alguns programas de TV fazem com que as crianças “não sejam capazes de usar a imaginação”.

Phillip estava falando de programas infantis em geral, mas fez referência ao desenho animado Peppa Pig, ao discutir o dano causado às crianças.

“As crianças estão perdendo a capacidade de desenvolver habilidades de empatia e ler a linguagem corporal de outras pessoas, porque não estão mais em sintonia com [esses aspectos] como antes”, Phillip disse ao jornal Courier Mail.

Crianças de 4 e 5 anos estão perdendo a capacidade de descobrir novos jogos, novos conceitos e novas ideias porque estão muito acostumadas a ser entretidas por uma fonte externa.

Phillip disse que seria melhor se os pais interagissem com as crianças enquanto elas assistem a tais programas na TV.

peppa pig

“Se os pais interagem com elas durante um programa, se elas querem assistir à Peppa Pig [mas] estão cantando, dançando e interagindo, aí é completamente diferente”, acrescentou.

Perguntamos aos leitores do HuffPost no Reino Unido sobre a possibilidade de o desenho animado Peppa Pig estar prejudicando o desenvolvimento emocional de seus filhos, e não houve um consenso.

“Meus três filhos assistiram à Peppa e nenhum se transformou no ‘diabo’”, uma mãe escreveu.

“Eu os eduquei bem para que saibam se comportar. Você não pode continuar culpando os programas. A responsabilidade é dos pais.”

Outra mãe concordou, acrescentando: “Você poderia dizer a mesma coisa de qualquer programa infantil. Peppa pode ser meio mandona, mas é certo que todos os irmãos mais velhos mandam nos pequenos?”.

“A TV não deve ser utilizada como uma ferramenta para cuidar dos filhos horas a fio, mas, se você precisa fazer o chá, deixe ligada para ter uma meia hora de paz.”

No entanto, outros pais sentiram que o comportamento de seus filhos mudou depois de assistirem ao desenho Peppa Pig.

“Proibi por meses porque o efeito no comportamento de nosso filho, mesmo com apenas um episódio, foi terrível”, escreveu uma mãe.

Outra pessoa escreveu: “Odeio! Minha filha atualmente apresenta ecolalia [repetição de palavras por uma criança aprendendo a falar] e repete frases do programa, às vezes, inapropriadamente”.

“Estou tentando com muita dificuldade melhorar sua comunicação, e isso não ajuda.”

O que você acha?

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost UK e traduzido do inglês.
.

Viver bem é o tipo de desejo tão universal que se tornou um direito. Mas não há fórmula ou mágica que o garanta, o que deixa, para cada um de nós, a difícil tarefa de descobrir e pavimentar o próprio caminho. A newsletter de Equilíbrio vai trazer a você textos e entrevistas sobre saúde mental, angústias, contradições e alegrias da vida. Assine aqui para receber novidades no fim de semana.

LEIA MAIS:

- 'As Meninas Superpoderosas' mostram que não é tão difícil assim falar sobre questões de gênero com crianças (VÍDEO)

- 85% dos pais querem que os filhos assistam a seus desenhos favoritos

- 8 coisas que você não sabia sobre ‘Hora de Aventura', mesmo que tenha nascido em Ooo

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
6 desenhos alternativos para bebês e crianças
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção