Huffpost Brazil

Tudo o que você não pode esquecer de levar no dia da eleição

Publicado: Atualizado:
ELEICOES
Para votar, eleitor não pode esquecer documento com foto | Marri Nogueira / Agência Senado
Imprimir

Neste domingo (2), 144.088.912 brasileiros vão às urnas para escolher 5.568 prefeitos e 57.931 vereadores. Veja aqui o que você precisa saber e quais documentos precisa levar para escolher seus representantes nas prefeituras e câmaras municipais.

Horário

O eleitor pode ir à sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h, considerado o horário local de seu município.

Local

No título de eleitor, constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. O local pode ser consultado também no site do Tribunal Superior Eleitoral. Basta informar nome, data de nascimento e nome da mãe.

Documentos

No dia da eleição, é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

Vestimenta

O uso de bandeiras, broches, camisetas, boné e adesivos manifestando preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato está permitido.

É vedado, contudo, até o término do horário de votação, qualquer ato que caracterize manifestação coletiva, como a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, por ser considerado boca de urna.

"Cola"

Na urna eletrônica, o primeiro voto será para o cargo de vereador. Para votar no candidato, digite os cinco números - é possível levar anotado em um papel -, confira o nome e a foto e, caso esteja correto, tecle “CONFIRMA”. Se você errou o número, tecle “CORRIGE”, digite os números corretos, e confirme o seu voto.

Se você quiser votar no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar somente os dois primeiros números do candidato, que identifica o partido. A urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando o eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda.

Em seguida, é hora de escolher o prefeito. O eleitor deve digitar os dois números do candidato, conferir o nome e a foto e caso esteja correto, tecle “CONFIRMA”. Se errar, basta teclar “CORRIGE” e digitar os números corretos, repetindo a operação até confirmar o seu voto.

Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra “FIM” e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

LEIA MAIS:

- Eleições 2016: Descubra onde é o seu local de votação

- Onde pode e onde não pode vender bebida alcóolica nas eleições

- Como justificar o voto no 1º turno das eleições

- O que está e o que não está permitido no dia da eleição

Também no HuffPost Brasil:

Close
Eleições 2014: Melhores Memes
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção