Huffpost Brazil

Eleições 2016: Descubra se a culpa é do prefeito ou do vereador

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Uma das reclamações mais comuns é que o presidente não investe em educação nem saúde, que não constrói escolas ou hospitais. Muitas vezes a responsabilidade, entretanto, não é do presidente, mas do prefeito. E tem casos em que o prefeito é apontado como culpado, mas a atribuição é do vereador.

doubt

No dia 2 de outubro, moradores de 5.568 municípios vão às urnas para eleger prefeito e vereadores. O HuffPost Brasil elenca as atribuições de cada um para você saber o que esperar e cobrar deles:

Prefeito

O transporte coletivo da sua cidade é ruim? O responsável é o prefeito. Entre as atribuições dele está cuidar do transporte público, da limpeza da cidade, das escolas, hospitais, centros culturais, proteger o patrimônio.

É ele que é responsável por administrar o dinheiro dos impostos recebido pela cidade. Quem paga os funcionários da prefeitura, os professores, médicos é o prefeito.

Ao prefeito também cabe apresentar projetos aos vereadores e sancionar ou vetar as leis por eles. O prefeito também tem como dever cobrar mais recursos ou firmar convênios com a União.

Vereador

Os vereadores representam o Legislativo na cidade. O papel do vereador é acompanhar e fiscalizar o Executivo municipal e propor leis que ajudem a melhorar a vida do cidadão.

O vereador deve ajudar na elaboração e execução de políticas públicas a serem implementadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. A Câmara de Vereadores aprecia as contas públicas e apura infrações cometidas pelo prefeito e pelos próprios vereadores.

LEIA MAIS:

- Tirar selfie na hora de votar é proibido e pode acarretar prisão do eleitor

- Tudo o que você não pode esquecer de levar no dia da eleição

- Eleições 2016: Descubra onde é o seu local de votação

- Onde pode e onde não pode vender bebida alcóolica nas eleições

Mais no HuffPost Brasil:

Close
Eleições 2014: Melhores Memes
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção