Huffpost Brazil

Eleições mais baratas: Candidatos declaram em 2016 um terço do valor gasto em 2012

Publicado: Atualizado:
GILMAR MENDES
Divulgação / TSE
Imprimir

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse que, com a proibição de doações de empresas a candidatos, as campanhas deste ano estão mais modestas. Até agora foram declarados R$ 2,131 bilhões, em comparação a R$ 6,240 bilhões em 2012.

O ministro, contudo, disse que a Operação Lava Jato mostra que o caixa dois continua a funcionar. Ele disse que ainda não faria uma "adivinhação quanto a caixa 2" porque, disse, esta é uma tarefa "impossível".

“Mas vamos admitir que, pelo menos no aspecto visual, os sinais mostram que as campanhas estão mais modestas. Isto é um dado positivo. Acho que houve redução de honorários, e de prolabore de marqueteiros”, disse em entrevista a jornalistas em Brasília no início da tarde.

Em setembro de 2015, o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu declarar inconstitucionais normas que permitem a empresas doar para campanhas eleitorais.

Na avaliação de Mendes, as ocorrências que estão sendo registradas pelo tribunal ao longo do dia são pontuais e não são motivos para preocupação. De acordo com ele, nenhuma urna sofreu ataque de hackers.

Pouco mais de 2,2 mil urnas tiveram que ser substituídas, o que equivale a 0,53% do total de 432.959 equipamentos distribuídos pelo país.

Até as 13h21 de hoje, foram registradas prisões de 83 candidatos e o envolvimento de outros 66, sem prisão, de acordo com o TSE. Nas primeiras cinco horas de pleito, foram registradas 1.410 ocorrências.

Mais cedo, em São Paulo, Mendes afirmou essa foi uma das eleições com mais episódios de violência da história e que isso é reflexo do aumento da insegurança pública no País. "Houve uma deterioração do quadro de segurança pública e isso se reflete no processo eleitoral", disse.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou que 498 municípios contam com a presença das Forças Armadas neste domingo (2). No pleito de 2012, foram 477.

Na madrugada deste domingo houve ataques com coquetéis molotovs para incidir três escolas em São Luís, no Maranhão, que estavam preparadas para receber os eleitores. Segundo Jungmann, a tentativa de incendiar os colégios não foi bem sucedida.

LEIA TAMBÉM

- Votos brancos e nulos iriam para o segundo turno no Rio de Janeiro, segundo Datafolha

- Voto branco ou nulo: Tanto faz?

Também no HuffPost Brasil:

Close
Eleições municipais 2016
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção