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Estresse pode anular benefícios de uma dieta saudável

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Sabemos que o estresse pode mantê-lo acordado à noite, fazer com que pareça mais velho e levar a cometer erros no trabalho.

Agora, um novo estudo sugere que, quando você consome alimentos de alto teor calórico e de gordura em períodos de estresse, também pode fazer com seu corpo queime menos calorias.

“O estresse muda a maneira pela qual processamos os alimentos”, disse ao The Huffington Post Jan Kiecolt-Glaser, principal autora do estudo e professora de psiquiatria e psicologia da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

Sua equipe descobriu que, quando as mulheres tomavam um café da manhã de alto teor calórico, repleto de gorduras “saudáveis”, depois de um evento estressante, seus corpos não apenas queimavam menos calorias, mas também mostravam maiores níveis de indicadores prejudiciais no sangue — exatamente os mesmos se elas tivessem consumido uma refeição com gorduras “ruins”.

Para o estudo, Kiecolt-Glaser e sua equipe compararam mulheres que consumiram os mesmos alimentos no café da manhã: biscoitos, molho, ovos e salsicha de peito de peru. Algumas das refeições foram preparadas com óleo de palma, que tem alto teor de gordura saturada.

Outras fizeram o mesmo tipo de refeição, mas preparada com óleo de girassol monoinsaturado, que é considerado uma gordura “boa”. O teor calórico de ambos os cardápios de café da manhã era idêntico: 930 calorias e 60 gramas de gordura, o mesmo que comer um Big Mac e batatas fritas médias.

Quando as mulheres tiveram um evento estressante no dia anterior ao café da manhã — como limpar a mancha de tinta derramada por uma criança no chão ou cuidar de um parente com demência — a reação emocional àquele evento anulava os benefícios da gordura mais saudável, segundo os pesquisadores.

As mulheres que consumiram alimentos com gordura “ruim” apresentaram marcadores sanguíneos mais elevados para inflamações e probabilidade de acúmulo de placas nas artérias.

É sabido que a gordura “boa” reduz inflamações, explicou Kiecolt-Glaser, mas, depois de um evento estressante, as mulheres que consumiram gordura monoinsaturada apresentaram os mesmos resultados nos exames de sangue das outras participantes.

É importante notar que o estudo, publicado na revista Molecular Psychiatry, não testou o efeito do estresse em pessoas que consomem uma dieta balanceada ou de baixa caloria. O estudo sugere apenas que indivíduos que possuem dietas extremamente ricas em gordura e de alto teor calórico queimam menos calorias quando estressados.

O corpo não é o único fator predominante quando se trata de esforços para perder peso, e o estresse também pode sabotar comportamentos saudáveis que poderiam ajudar na perda de peso.

“O estresse dificulta a perda de peso”, disse Kiecolt-Glaser. “Várias coisas estão acontecendo: estamos comendo comida caseira [calórica], dormindo mal e com mais fome no dia seguinte. E, quando estamos estressados, ficamos menos propensos a nos exercitar.”

Embora não tenhamos todas as respostas, vale a pena ter este estudo em mente se você está fazendo um esforço para ingerir gorduras saudáveis. Gordura boa, gordura ruim? Deve fazer diferença apenas se você relaxar.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

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