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Dormir torna os antidepressivos muito mais eficazes

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ANTIDEPRESSIVO E DORMIR
O tratamento da depressão varia conforme cada indivíduo. | LUMINA IMAGES VIA GETTY IMAGES
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Depressão e sono têm uma relação complicada, mas próxima: Estudos sugerem que até 75% das pessoas que sofrem de depressão também têm sintomas de insônia.

Outra pesquisa sugere que ter insônia significa um risco até 10 vezes maiores de sofrer de depressão.

Apesar de parecer um ciclo que se retroalimenta, pode ser uma boa notícia para quem procura melhorar seu tratamento: um novo estudo aponta que duas horas a mais de sono podem dobrar as chances de eficácia dos antidepressivos.

O estudo foi relativamente pequeno, mas oferece evidências importantes que o sono pode ajudar o funcionamento dos antidepressivos, diz J. Todd Arnedt, co-autor do estudo e diretor do Programa de Medicina Comportamental do Sono da Universidade de Michigan.

Isso é particularmente relevante porque até 40% das pessoas não apresentam respostas significativas aos antidepressivos. Uma terapia complementar que melhore a eficácia desses medicamentos poderia ajudar muita gente.

O estudo acompanhou um grupo de 68 adultos com depressão moderada ou severa. Eles tomaram o mesmo antidepressivo (Prozac) durante oito semanas.

Durante as primeiras duas semanas do estudo, eles deveriam passar oito ou seis horas ao todo na cama, seguindo horários específicos para ir dormir e para acordar.

No final das oito semanas, 63% dos participantes que dormiram oito horas por noite nas primeiras duas semanas apresentaram diminuição dos sintomas de depressão, comparados com apenas 33% daqueles que dormiram seis horas.

Os sintomas diminuíram uma semana mais cedo, em média, para os pacientes que dormiram mais.

Muitas pesquisas indicam que o sono é parte importante para manter as emoções reguladas e para lidar com o estresse.

Faz sentido, portanto, que o mesmo se aplique para as pessoas que sofrem de depressão, explica James Gangwisch, psicoterapeuta da Universidade Columbia que estuda o sono.

“A principal recomendação para dormir bem e ter um sono de qualidade é ter horários regulares para ir para a cama e para acordar”, explica Gangwisch. Todos os participantes do estudo seguiram essa recomendação.

Por que seu psiquiatra deveria perguntar sobre seu sono

Uma coisa é certa: se você está sendo tratado de depressão e seu médico não lhe pergunta sobre seu sono, talvez seja o caso de mencionar o assunto.

Como existe uma relação tão próxima entre sono e depressão, perguntar sobre o sono do paciente é parte importante quando se trata de estabelecer o tratamento certo para o paciente, diz Dorothy Sit, psiquiatra do Northwestern Memorial Hospital.

“Diferentes tipos de depressão podem apresentar diferentes tipos de distúrbios do sono”, diz ela. Alguns pacientes têm dificuldade em pegar no sono, outros acordam com frequência durante a noite, outros dormem demais.

Na experiência de Sit, manter uma rotina regrada de horários para dormir e evitar assistir TV ou usar o celular antes de dormir pode otimizar o tratamento.

Ainda assim, ela afirma que isso não é uma panaceia: oito horas não é um número mágico para todo mundo, apesar de ser uma quantidade de sono que funcione bem para a maioria dos pacientes do estudo.

“O tratamento da depressão varia conforme cada indivíduo”, afirma ela.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

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