Huffpost Brazil

11 coisas que toda menina deveria saber, mas que a 'Escola de Princesas' não ensina

Publicado: Atualizado:
GIRL POWER
Andrew Rich
Imprimir

Uma instituição de ensino ~peculiar~ tem chamado a atenção da internet.

A "Escola de Princesas", como foi nomeada, é um empreendimento que foi fundado em 2013 pela psicopedagoga Nathalia de Mesquita, em Uberlândia (MG).

O negócio cresceu e ganhou franquias em outros estados. No final de outubro, a escola vai inaugurar uma filial em São Paulo que será comandada por Silvia Abravanel, a filha de Silvio Santos.

Em entrevista ao Estadão, ela conta que a ideia partiu de um sonho, literalmente:

"Numa noite eu tive um sonho que eu trabalhava numa escola de princesas, e eu achei aquilo maravilhoso, achei um lugar diferente, eu pensava: 'se eu tivesse uma filha, era isso que eu gostaria de ensinar para ela."

O sonho de toda menina é tornar-se uma princesa. Com esse slogan, a "escola" tem em sua grade curricular do curso de três meses aulas para meninas de 4 a 15 anos sobre os chamados ~valores de uma princesa~, como humildade, solidariedade e a bondade.

Ainda, o curso contempla outras atividades, tais como aprender a fazer penteados e maquiagem, até regras de etiqueta, de culinária e de tarefas domésticas.

Não há problema nenhum em gostar ou sonhar em ser princesa. Porém, em uma realidade mundial em que 5 em cada 6 meninas afirmam que só são valorizadas por sua aparência, ou ainda que apenas 1% delas acredita ter os mesmos direitos que meninos, uma instituição para garotas poderia explorar outros ~ensinamentos~.

Separamos 11 coisas que qualquer garota deveria saber, mas que a "Escola de Princesas" não ensina:

1. Seu corpo, suas regras

Você merece conhecer o seu próprio corpo e você pode, sim, impor limites para que os outros não atravessem. Não gosta que toquem nos seus cabelos? Tudo bem. Adora usar shorts que deixem as pernas livres? Maravilha! O autoconhecimento é muito importante para você entender como você reage a estímulos, o que te faz bem e o que te incomoda. Vão querer te dizer como você deve se vestir, qual a cor do batom você pode usar ou o como você deveria se portar. Mas a verdade é que só você pode decidir o que te faz bem!

2. Para elogiar uma garota, você não precisa diminuir a outra

De verdade, você não vai se sentir melhor diminuindo outra pessoa. Você não precisa competir com outras garotas para chamar a atenção de ninguém. Você não precisa se comparar a outras garotas para reconhecer as suas qualidades e os seus defeitos. Todo mundo tem algo de bom a oferecer. Em vez de criticar e rebaixar outras garotas, vocês podem aprender muito juntas!

3. Não existe corpo ideal. Existe seu corpo. Ame-o <3

Aprenda a se respeitar. Aprenda a cuidar da sua saúde emocional e física. Se preocupe em amar cada detalhezinho que te compõe, suas curvas, suas cicatrizes, seu cabelo, suas celulites. Se arrume para você e não somente para os outros!

4. Nunca namore alguém só porque se sente mal em dizer não

Você simplesmente não é obrigada. Por mais que você ache que não consegue ou que a pessoa é a única capaz de te fazer feliz, você não merece um relacionamento que prive a sua liberdade, que te machuque, que te faça sentir inferior. Você merece ser feliz, valorizada, amada e respeitada <3

5. Não desista de algo que você gosta com medo do que os outros podem pensar

Todo mundo tem gostos diferentes e é preciso aprender a respeitá-los. A diversidade é que torna o mundo mais rico e as pessoas ainda mais interessantes! Não precisa ter medo de assumir as suas preferências com medo do que outras pessoas podem pensar. Todo mundo tem a liberdade de curtir o que quiser!

6. Sexo não é violência. É carinho e é troca

'Não' é uma palavra poderosa e o significado dela é muito simples. Não tenha medo de dizê-la. Você não precisa fazer nada que não seja da sua vontade apenas para agradar outra pessoa. Antes de tudo, uma relação sexual precisa ser recíproca. Os dois devem curtir, aproveitar, se sentir a vontade e confiante naquele momento. Não tenha medo de dizer o que você pensa!

7. Se olhe no espelho todos os dias e diga: "Eu sou incrível. Eu me respeito!"

Precisa dizer mais alguma coisa?!

8. Você não é a única responsável pelas tarefas domésticas

Ao contrário do que muitos podem dizer, lugar de mulher NÃO é na cozinha. É onde ela quiser! Na cozinha, todo mundo ajuda. Cada lar com uma dinâmica, mas sempre com a mesma premissa: se todo mundo suja, se todo mundo come, todo mundo ajuda. Não tem dificuldade nisso.

9. A maternidade não é uma obrigação

Com certeza em algum momento da sua infância você já brincou de boneca. Mas não é porque a brincadeira parecia tão divertida que necessariamente você precisa sonhar em ser mãe. Apesar de ser mulher, você tem total liberdade para decidir quando e se você quer ser mãe. Isso não te vai te fazer uma pessoa pior do que as outras!

10. É importante aprender a admirar outras mulheres

Em muitas situações, principalmente aquelas que envolvem o poder e a liderança, as referências são sempre masculinas. Seja o diretor de uma empresa, o presidente de um país, o autor de um livro... Em diversas situações, o espaço que as mulheres ocupam são menores. Mas isso não quer dizer que elas não existem ou que você é incapaz de estar em qualquer espaço como este. O fato de ser mulher não te impede de absolutamente nada. E você vai descobrir que ao se rodear de mulheres que você considera incríveis por qualquer motivos, você também vai aprender muito com elas.

11. Você pode ser o que você quiser!

Nunca. Novamente, nunca duvide disso!

BONUS:

E, só para não esquecer:

LEIA MAIS:

- É oficial: Mônica encampa HeForShe para lutar por empoderamento feminino

- A violação de direitos 'mais tolerada no mundo' é o estupro

Também no HuffPost Brasil

Close
Frases inspiradoras de famosas sobre o feminismo
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção