Huffpost Brazil

Marvel: Nova super-heroína é uma mãe síria de Madaya, cidade sitiada pela fome

Publicado: Atualizado:
MADAYA MOM MARVEL
Reprodução
Imprimir

A Marvel segue abordando conflitos mundiais em seus quadrinhos. Desta vez, a "Casa das Ideias" fez uma parceria com a ABC News para falar sobre a fome em Madaya, cidade da Síria.

Madaya Mom, gibi digital lançado neste mês – você pode ler a íntegra dele aqui –, é baseado em blogs da emissora de jornalismo sobre a cidade síria, com relatos anônimos de uma mulher que vivencia diariamente a grave crise de fome em Madaya, responsável por dezenas de morte só neste ano.

A protagonista do quadrinho foi criada a partir dessas narrativas. A "mãe de Madaya" tem cinco filhos e mora com a família em um ambiente de guerra. Seus superpoderes são instintos maternais e resistência sobre-humanas.

"Hoje nossa única refeição foi arroz e sopa de feijão. Nossos corpos não estão mais acostumados com a alimentação", diz a personagem, logo no início da história.

"Meus filhos estão ficando doentes, com fortes dores no estômago por causa da comida, pois seus corpos não conseguem digerir e absorvê-la, porque ficaram com fome durante muito tempo."

madaya mom

Madaya Mom foi criado pelo croata Dalibor Talajic, conhecido por trabalhar com personagens da Marvel, como X-Men, Motoqueiro Fantasma e Deadpool.

"Eu não quis fazer um quadrinho sobre guerra", disse Talajic em entrevista ao National. "Eu quis fazer um quadrinho com um ponto de vista civil, onde você é realmente impotente."

"[Ela] É uma mãe, mas é todas as mães. É uma família, mas são todas as famílias."

Marvel e ABC News são empresas da Disney.

Madaya

A cidade está sitiada pelo governo sírio desde julho de 2015 e tem pouco contato com o mundo externo. Comboios com ajuda humanitária e imprensa mal a alcançam.

Desde que Bashar al-Assad, presidente da Síria, passou a controlar Madaya com o exército, mais de 60 pessoas morreram de fome e desnutrição.

A Síria está em guerra civil há cinco anos, desde a onda de manifestações da Primavera Árabe, contra Assad. O presidente reagiu às manifestações com repressões violentas.

LEIA MAIS:

- Este quadrinho de super-herói pode ser o PRIMEIRO a ter uma protagonista trans

- 'Love Is Love': Quadrinho homenageia vítimas e sobreviventes do massacre em Orlando

- Esta menina sul-africana de só 7 anos e já entrou na lista dos 10 melhores escritores do mundo

Também no HuffPost Brasil:

Close
12 capas da Marvel em homenagem às mulheres
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção