Huffpost Brazil

Sindicato dos jornalistas protesta contra âncora adolescente do jornal do SBT

Publicado: Atualizado:
JORNAL DO SBT
Reprodução/SBT
Imprimir

A escolha de Silvio Santos de promover Dudu Camargo, de apenas 18 anos, para âncora do telejornal Primeiro Impacto, do SBT, é alvo de protestos do Sindicato dos Jornalista Profissionais do estado de São Paulo.

Com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o sindicato divulgou uma nota em que diz que é contra a contratação do adolescente. Na semana passada, o SBT afastou as jornalistas Karyn Bravo e Joyce Ribeiro e promoveu Dudu para comandar o telejornal. Antes, o apresentador era o "Homem do Saco", um comentarista que não mostrava o rosto no programa Fofocando.

A substituição causou alvoroço na área de comunicação e, segundo o sindicato, vários jornalistas reclamaram.

O sindicato diz que o protesto se deve ao "ataque à qualidade de informação" e não tem a ver com o fato do SBT ter substituído duas jornalistas experientes por um adolescente, nem pelo apresentador não ter diploma, uma vez que a decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes, considerou desnecessária a formação em jornalismo para exercer a profissão.

"O que torna esta alteração ainda mais desastrosa para a profissão é que ela comprova, mais uma vez, que o jornalismo é visto como uma atividade marginal na emissora do sr. Sílvio Santos", diz a nota.

"Tratar o jornalismo como entretenimento e não informação criteriosa é um desserviço ao cidadão, um ataque à qualidade da informação e, mesmo, uma afronta à Constituição que estabelece como princípios que os meios de comunicação devem zelar pela sua função social e dar 'preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas'".

LEIA MAIS:

- O que Silvio Santos quer ao deixar um garoto de 18 anos apresentar um jornal?

Também no HuffPost Brasil

Close
#SomosTodosMajuCoutinho: famosos dão apoio à jornalista
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção