Huffpost Brazil

Em 1994, Lisa Simpson já se incomodava com brinquedos 'feitos apenas para meninas'

Publicado: Atualizado:
LISA
Reprodução
Imprimir

No episódio "Lisa vs. Malibu Stacy", Lisa Simpson se irritou com as falas extremamente machistas da boneca recém-adquirida. Apesar de parecer um tema muito atual, com tantos movimentos feministas que ganharam força nas redes sociais nos últimos anos, o episódio é de 1994 -- ou seja, 22 anos atrás.

Este foi o 14º episódio da 5ª temporada da série que está há mais de 30 anos no ar. Com uma certa fama de prever o futuro, como quando previu o que aconteceria na Copa do Mundo no Brasil e a candidatura de Donald Trump à presidência dos EUA, a série parece que realizou mais uma vez o feito, colocando o feminismo em pauta quando pouco se falava sobre o assunto.

No episódio, que voltou a viralizar nas redes sociais nos últimos dias, Lisa insiste em ganhar a boneca falante que é a sensação do momento -- uma versão da Barbie --, chamada Malibu Stacy. Porém, a personagem acaba se decepcionando com as falas da boneca, que são machistas e rebaixam as mulheres, como "vamos fazer biscoitos pros meninos" e "não me pergunte, sou apenas uma garota".

Então, Lisa passa a lutar para que a boneca tenha falas mais empoderadas e, no final, consegue lançar uma boneca feminista. Para assistir ao episódio, clique aqui.

Nos últimos anos, pais e escolas começaram a discutir a imposição de gêneros em brinquedos, como boneca para meninas e carrinhos para meninos. Exemplos desta "quebra de paradigma" não faltam: em janeiro deste ano, o Procon do Maranhão considerou abusiva a lista de uma escola que pedia kits de brinquedos diferentes para meninas e meninos (um kit de ferramenta para meninos e um kit de cozinha ou de cabeleireiro para as meninas).

Outro caso que também chamou atenção poucos meses atrás foi o vídeo de um garotinho feliz da vida por ganhar uma boneca da personagem da Disney. Opequeno Antonio ganhou a boneca da Anna e o boneco Olaf, personagens do filme Frozen, enquanto seus dois irmãos, Makoto e Miguel, ganharam bonecos do homem-aranha e Lex Luthor.

LEIA MAIS:

- 'Os Simpsons': Homer e Marge NÃO vão se divorciar, segundo produtor

- Empresa brasileira cria cozinha ‘neutra' e faz sucesso entre pais e mães de meninos

Também no HuffPost Brasil

Close
As 18 viagens mais legais já feitas pelos Simpsons
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção