Huffpost Brazil

Filme sobre Nise da Silveira vence prêmio de público em festival de cinema na Rússia

Publicado: Atualizado:
Imprimir

nise silveira saúde mental

A história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira está conquistando o mundo pelo olhar do cinema.

O filme Nise, O Coração da Loucura, dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Gloria Pires, venceu o prêmio de público no Festival de Cinema Brasileiro na Rússia, que aconteceu neste mês em Moscou e em São Petersburgo. Segundo reportagem do Estado de S. Paulo, a exibição do filme teve mais de 800 espectadores.

No Facebook, o diretor Roberto Berliner comemorou a maneira como o filme tem tocado as pessoas:

“Esse projeto foi transformador para todos que participaram. Nise é uma pessoa fundamental, merece toda a atenção do mundo e eu fico muito orgulhoso de ter jogado um foco de luz a mais na história dela.”

Apesar de ter ficado de fora na disputa pelo Oscar de Filme Estrangeiro, Nise teve vários outros reconhecimentos nacionais e internacionais, como o melhor filme e a melhor atriz no Festival de Tóquio; o melhor longa de ficção pelo Júri Popular no Festival de Cinema Latino de Epernay, na França; e o melhor filme e prêmio da audiência no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

O longa, baseado no livro Nise - Arqueóloga dos Mares, do jornalista Bernardo Horta, traz um recorte acessível e emocionante da atuação da psiquiatra e sua defesa da arte como principal ferramenta de reintegração de pacientes chamados "loucos".

nise da silveira

Nise da Silveira em trecho do posfácio do documentário Imagens do Inconsciente

A importância de Nise como alguém que inspira mudanças e revoluções se atualiza a cada dia, especialmente com a urgência de se compreender o diferente sem isolá-lo.

“Podemos dizer que uma pessoa que enlouquece deixa de dar respostas adequadas às solicitações do mundo (...) Ninguém suporta pessoas que dão respostas inadequadas para as solicitações da vida. Queremos elas o mais longe possível”, constata o diretor em entrevista exclusiva ao HuffPost Brasil.

“A mulher Nise, a médica Nise, corroboram com uma maneira de pensar que eu gosto muito. Fazer o bem sem olhar a quem. Ela tinha essa conduta na vida dela”, afirmou Gloria Pires ao HuffPost Brasil sobre a experiência de interpretar a médica.

Veja o trailer:

Viver bem é o tipo de desejo tão universal que se tornou um direito. Mas não há fórmula ou mágica que o garanta, o que deixa, para cada um de nós, a difícil tarefa de descobrir e pavimentar o próprio caminho. A newsletter de Equilíbrio vai trazer a você textos e entrevistas sobre saúde mental, angústias, contradições e alegrias da vida. Assine aqui para receber novidades no fim de semana.

LEIA MAIS:

- Quem foi Nise da Silveira, a mulher que revolucionou o tratamento da loucura no Brasil

- Gloria Pires, que estrela filme sobre Nise, fala sobre vulnerabilidade: 'A experiência da vida me bota de pé'

- 'Ninguém suporta pessoas que dão respostas inadequadas para a vida', diz diretor de filme sobre Nise

Também no HuffPost Brasil

Close
Veja cenas de 'Nise - O Coração da Loucura'
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção