Huffpost Brazil

Esta yogini traz a saúde mental à tona de maneira belíssima (FOTOS)

Publicado: Atualizado:
Imprimir

heidi williams
Heidi Williams posando na salina Bonneville, no Utah.

É fácil se perder na beleza da conta de Instagram de Heidi Williams, inspirada no ioga. Mas as imagens de sua conta também transmitem uma mensagem importante sobre saúde mental.

Williams começou a praticar ioga depois de receber o diagnóstico de uma constelação de transtornos de saúde mental que ela acredita que sejam decorrentes de um incidente em 2013 em que seu filho bebê, Silas, parou de respirar e precisou ser ressuscitado.

“Basicamente, ele morreu e então voltou à vida”, disse Williams ao Huffington Post.

Embora seu filho tenha voltado com saúde perfeita, Williams teve dificuldade em superar o que tinha acontecido. Cada vez que Silas chorava, era um gatilho para ela, que passou por múltiplos episódios de automutilação.

Depois de passar meses sofrendo, Williams procurou a ajuda de seu médico, que diagnosticou depressão grave, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

Além de fazer terapia, Williams decidiu mudar seu estilo de vida e adotar um hobby. Foi quando ela encontrou o ioga.

Foi a primeira vez em 18 meses que senti ‘oh meu deus, eu existo’”, ela comentou, falando de sua primeira aula de yoga. “Eu estava passando por momentos horríveis. Pensava que eu tivesse me perdido.”

heidi williams

“As fotos viraram minha arte-terapia própria”

Hoje Williams comanda retiros de yoga e usa a mídia social para difundir imagens de seu movimento baseado no ioga, visando incentivar discussões sobre doença mental. Ela diz que as fotos encorajaram outras pessoas, tanto quanto a encorajaram.

“Eu estava compartilhando minha história no Instagram e um monte de gente disse ‘ninguém mais está falando disso’”, falou Williams. “Eu me senti conectada, justificada, então continuei a compartilhar. As fotos viraram minha arte-terapia própria.”

Williams atribui o fato de ter conseguido superar seu transtorno ao apoio profissional que procurou e obteve, juntamente com o yoga. A prática do yoga “oferece um modo seguro para levar você do medo, da ansiedade e da depressão para o amor, para um estado em que você consegue trabalhar o que está acontecendo em sua vida”, ela disse.

Para quem está passando por problemas de saúde mental, Williams destaca que o tratamento tem efeito. Um transtorno psicológico não é algo que ninguém deva enfrentar sozinho.

“A cura não é apenas possível – é inevitável”, ela disse.

Veja mais fotos de Heidi Williams abaixo:

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Viver bem é o tipo de desejo tão universal que se tornou um direito. Mas não há fórmula ou mágica que o garanta, o que deixa, para cada um de nós, a difícil tarefa de descobrir e pavimentar o próprio caminho. A newsletter de Equilíbrio vai trazer a você textos e entrevistas sobre saúde mental, angústias, contradições e alegrias da vida. Assine aqui para receber novidades no fim de semana.

LEIA MAIS:

- 10 razões indiscutíveis pelas quais você deveria fazer ioga

- Depressão, tretas no Facebook, o outro que sempre incomoda: Por que é preciso falar de saúde mental

- Como a ioga muda o seu corpo, a partir do momento que você começa a praticá-la (INFOGRÁFICO)

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
A ioga nas lentes de Alessandro Sigismondi
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção